No 2° turno, Maria do Rosário foca em quem não conhece suas propostas e indecisos

Candidata petista agradeceu os mais de 182 mil votos no primeiro turno e destacou que eleição é sobre o futuro das pessoas, citando projeto de prevenção às enchentes que inclui comunidades, empresariado e universidades

Divulgação/Facebook

Com Maria do Rosário e Tamyres na prefeitura, Porto Alegre passará a ter uma política de prevenção às enchentes

A candidata do PT à Prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário, agradeceu, em uma coletiva de imprensa realizada por volta das 19h30 de domingo (6), os mais de 182 mil votos de confiança recebidos no primeiro turno das eleições municipais, garantindo sua vaga no segundo turno. Acompanhada da vice, Tamyres Filgueira (PSOL), ela solicitou o apoio dos eleitores para intensificar a campanha nesta nova etapa. Rosário obteve 26,28% dos votos válidos, enquanto Sebastião Melo (MDB), atual prefeito de Porto Alegre, conquistou 49,72%. Juliana Brizola, do PDT e neta de Leonel Brizola, ficou com 19,69%.

Ainda durante a coletiva, Maria do Rosário enfatizou a importância da mobilização dos eleitores e a necessidade de um diálogo construtivo para moldar o futuro da cidade. “O segundo turno é um novo momento. A mudança venceu. Se há uma vitória neste momento, é da vontade de mudança. Porto Alegre terá a oportunidade de realizar um bom debate sobre seu futuro”, afirmou.

Apoio de Juliana Brizola e votos de indecisos

Já em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta segunda-feira (7), Maria do Rosário expressou sua satisfação com o nível da campanha em Porto Alegre, mas também manifestou preocupação com o alto índice de abstenções, que chegou a 31,51% – a capital brasileira com o maior número de abstenções no primeiro turno. “Cabe a mim e ao candidato oponente trazermos as pessoas para a disputa, porque votar faz parte do processo democrático. Os votos daqueles que ficaram indecisos e não foram votar são muito importantes”, destacou.

Leia mais: Vencedor em 248 prefeituras, PT se fortalece e supera as 183 da última eleição

Questionada se vai priorizar conquistar eleitores indecisos e de que forma pretende abordá-los, Maria do Rosário observou que, apesar da importância de dialogar com os partidos políticos, a decisão final é do eleitor. Para os indecisos, que votaram em branco ou nulo, e aqueles que não compareceram às urnas, ela afirmou que apresentará seu programa de governo, buscando esclarecer suas propostas e atrair o apoio desses eleitores.

“Nós tivemos pouco tempo de TV no primeiro turno, enquanto Sebastião Melo teve uma quantidade significativamente maior. Logo, não conseguimos apresentar nosso conjunto de propostas,” afirmou.

Maria do Rosário também parabenizou a campanha de Juliana Brizola (PDT), a qual definiu como muito competente, destacando as ideias que ela sustentou e o legado de Leonel Brizola que Juliana trouxe para a eleição. Ao ser questionada se havia conversado com a neta de Brizola sobre seu apoio no segundo turno das eleições, Rosário afirmou que deseja respeitar o momento de descanso da candidata, mas que dialogou com o ministro da Previdência Social do governo Lula, Carlos Roberto Lupi (PDT).

Ela enfatizou que a conversa com Lupi foi muito importante devido à afinidade de ideias, e sinalizou que a decisão de Juliana Brizola será fundamental para o segundo turno eleitoral.

Prevenção às enchentes

Rosário reafirmou seu compromisso com as mudanças necessárias para reconstruir Porto Alegre e frisou que vai investir em parques, praças, drenagens, infraestrutura e saneamento. Em relação ao enfrentamento aos efeitos das enchentes, Rosário destacou que dialogou com Marina Silva, e com autoridades internacionais na área de meio ambiente e destacou que é possível trazer recursos a fundo perdido.

A candidata também destacou a importância da participação popular e enfatizou que possui um projeto de desenvolvimento e de prevenção às enchentes, que não será restrito apenas aos quatro anos de seu mandato. “Esse projeto inclui ouvir desde as comunidades, com orçamento participativo, até o empresariado e, principalmente, as universidades e institutos federais de educação. Precisamos potencializar a incrível força de formação de ideias que existe nas universidades para agregar à nossa gestão,” disse.

Leia mais: Garantidos no 2° turno, Boulos e Marta dizem que resultado traduz desejo de mudança em SP

Maria do Rosário também enfatizou a relevância do diálogo, especialmente com aqueles que ainda não conhecem suas propostas. “Convido você que não votou a se somar a esta unidade de esperança e amor por Porto Alegre. Somos milhares e, juntos, nos tornamos ainda mais fortes para transformar Porto Alegre na cidade que desejamos,” frisou.