No aniversário de Lula, apoiadores pedem sua liberdade imediata

Brasileiros em todo o país vão às ruas, neste fim de semana 26 e 27 de outubro, exigir a anulação das condenações de Lula, preso político há quase 600 dias

Ricardo Stuckert

O aniversário coincidiu com 6º Mutirão Lula Livre e marca nas ruas a luta pela liberdade do ex-presidente em seu 74º aniversário

As manifestações em favor do ex-presidente fazem parte do 6º Mutirão Lula Livre, que acontece neste sábado, 26, e domingo, 27, e vão denunciar as arbitrariedades jurídicas que mantem Lula em Curitiba, ao mesmo tempo que marcam as celebrações por seu 74º aniversário, a serem completados no domingo.

Além das atividades tradicionais dos mutirões como panfletagem, faixaços e coleta de assinaturas, esta edição contará com comemorações pelo aniversário do ex-presidente por todo o Brasil, incluindo aí a Vigília, em Curitiba, e em vários lugares do mundo. Sem contar três novas edições do Festival Lula Livre.

Mais um ano de vida do ex-presidente que tanto fez pelo país é motivo de celebração em comitês que organizam cantar Parabéns Para Você, simultaneamente, às 16h, no domingo, com direito a bolo.

Na cidade de Lula, Caetés, em Pernambuco, a festa está confirmada com um café solidário, a partir das 8h, na casa onde ele nasceu. A cada convidado foi pedido um item para a celebração.

Em São Paulo, a festa terá lugar no Armazém do Campo, na Alameda Eduardo Prado, 499, no Campos Elíseos, com almoço e atrações musicais marcados a partir das 13h.

LulaDay pelo mundo

 

Apoiadores farão manifestações em várias partes do mundo. Os eventos foram batizados de “Lula Day”, em referência ao “Mandela Day” – atividade similar que acontece todo 18 de julho em comemoração à data de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela.

A ideia do “Lula Day” está mobilizando redes de brasileiros residentes na Espanha (Madrid), Portugal (Lisboa), França (Paris), Itália (Verona, Ravena e Bolonha), Alemanha (Berlim), Inglaterra (Londres), Estados Unidos (Nova York) e na Bélgica.

Segundo as organizadoras, o objetivo do “Lula Day” não é só o de reafirmar a inocência do ex-presidente e pedir sua libertação, mas também o de difundir sua luta pela inclusão e a igualdade social.

Festivais

 

Entre as comemorações de aniversário que integram o 6º Mutirão, se destacam os festivais. Em Barra Mansa, o Festival Lula Livre acontece nesta sexta-feira, 26, no “Calçadão Dama do Samba”, no Centro da cidade de Barra Mansa, RJ. As apresentações começam às 9h e o festival tem previsão de 12h de duração.

Já no sábado, 27, é a vez de Lula Livre em Santa Catarina. O ato cultural e político em Florianópolis reunirá artistas de renome da música nacional e local.

No palco do Festival já estão confirmados Ana Cañas, grupo Mulamba, além dos grupos locais como Clave de Samba, Antonio Gringo, Cores de Aidê, Baque Mulher, Africatarina, Dandara Manoela MC Mooa e MC K47.

Além de Barra Mansa e Florianópolis, Belo Horizonte será palco do Festival Lula Livre. Na programação está previsto um ato ecumênico e apresentação de artistas.

Em Minas Gerais, o festival acontece no Armazém do Campo (Av. Augusto de Lima, 2136), a partir das 10 horas e contará também com atividades infantis, feira de alimentos agroecológicos, barracas de comida com tropeiro, galinhada, churrasquinho e mais.

Veja a relação de atividades:

 

Por Comitê Lula Livre

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast