No Chile, vitória de Gabriel Boric afirma democracia e esperança na AL
A vitória de Gabriel Boric é resultado das intensas manifestações estudantis iniciadas em 2011, e que explodiram em 2019, convergindo para a realização de uma nova Constituição
Publicado em
O candidato de esquerda Gabriel Boric, do partido CS (Convergência Social) venceu o 2º turno das eleições presidenciais do Chile, neste domingo, 19. Com 98,77% das urnas apuradas, Boric tinha 55,9% dos votos, contra 44,2% de Kast. Boric derrotou o candidato da extrema-direita José Antonio Kast, do PR (Partido Republicano), que reconheceu a derrota nas redes sociais.
Aos 35 anos, Gabriel Boric é o mais jovem presidente da história do país a ocupar o Palácio de La Moneda. Ele obteve a segunda maior diferença de votos em segundo turno nas eleições presidenciais chilenas. Sua vitória confirma a disposição das forças populares de resgatar a democracia e o desenvolvimento na América Latina.
Somos unidad. Somos esperanza. Somos más cuando estamos juntos.
Seguimos! pic.twitter.com/66HRlWTvcK— Gabriel Boric Font (@gabrielboric) December 19, 2021
Unidade da América Latina
Na sexta-feira, 17, o ex-presidente Lula reafirmou o apoio do PT a Gabriel Boric, durante o 5º Congresso Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores. Lula pediu que a juventude petista e socialista presente no evento mandasse um recado aos jovens do Chile, em forma de jogral (leia a matéria e veja o vídeo).
“O Chile é um país muito importante, o Chile é um país muito representativo, muito significativo para a nossa América Latina e a nossa querida América do Sul. Votem no Gabriel Boric e ajudem o Chile a fazer parte do bloco de governos progressistas da América do Sul”, convocou Lula, acompanhado pela juventude do partido.
Parabenizo o companheiro @gabrielboric por sua eleição para Presidente do Chile. Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos.
? @ricardostuckert pic.twitter.com/k1AsdolPCN
— Lula (@LulaOficial) December 19, 2021
A vitória de Gabriel Boric é resultado das intensas manifestações estudantis em 2011, e que explodiram em 2019, convergindo para a realização de uma nova Constituição. Boric foi um dos líderes dos protestos estudantis de 2011 e, na condição de deputado, teve destacada atuação nos protestos ocorridos no período pré-pandemia.
? URGENTE: Vitória de @gabrielboric no Chile! A América Latina vai recuperando a soberania e a esperança! Viva Chile! ??
— PT Brasil (@ptbrasil) December 19, 2021
Da Redação