No Rio, Lula anuncia o primeiro instituto federal do Complexo do Alemão

Governo Lula está retomando a expansão do ensino técnico, com a construção de 100 novos campi até o fim de 2026. Em 13 anos, governos do PT criaram 360 institutos federais

Ricardo Stuckert/PR

Lançamento da pedra fundamental da obra: previsão de conclusão no fim de 2025

No lugar de discriminação e violência, inclusão e educação. Com a volta de Lula à Presidência, as periferias das grandes cidades podem contar com dias melhores, como ficou claro nesta quarta-feira (7), com o anúncio de que o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, terá em breve um campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

O lançamento da pedra fundamental da obra, que deve ser concluída até o fim de 2025, ocorreu com a presença do presidente Lula; do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD); do ministro da Educação, Camilo Santana; do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo; do reitor do IFRJ, Rafael Almada; e das grandes articuladoras da iniciativa, a primeira-dama Janja Lula da Silva e a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco.

“Hoje, dia 7 de fevereiro, não foi um delegado nem um capitão da polícia que veio anunciar a quantidade de mortes no Complexo do Alemão. Hoje, quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação”, resumiu Lula (assista à cerimônia no fim desta matéria).

“O Brasil sempre foi governado por gente que não tinha apreço pela educação do povo. E quando a gente faz aqui um instituto federal, é para que os filhos das pessoas mais humildes (…) possam se qualificar para o mercado de trabalho. Não é para aprender a lavar copo e panela, é para aprender a trabalhar com coisa chique, ganhar dinheiro e ajudar a sociedade”, completou o presidente.

Na cerimônia, Eduardo Paes anunciou a transferência de um terreno comprado pela Prefeitura para o IFRJ, e o ministro Camilo Santana confirmou o investimento de R$ 15 milhões para a construção do prédio, que poderá receber até 1,4 mil estudantes de ensino técnico.

O IFRJ, que hoje já conta com 15 campus, que atendem 18 mil alunos, ganhará ainda outros dois novos campi: um no Parque Olímpico/Cidade de Deus e outro em Belford Roxo. E, nestes próximos três anos, o governo Lula vai inaugurar um total de 100 novos institutos federais, com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

LEIA MAIS:
Lula e Dilma criaram 173 campi universitários e 360 institutos federais
Lembre 18 ações dos governos do PT na área da educação

“Sonho realizado” 

Representante da comunidade do Complexo do Alemão, Camila Moradia agradeceu o empenho do governo Lula para a realização da obra. “Nós acreditamos na educação como uma das principais ferramentas de transformação e de vida para as favelas. Esse instituto é a materialização do meu sonho, sonho de construir uma favela melhor”, disse.

Já o prefeito Eduardo Paes afirmou que a história do Complexo do Alemão pode ser dividida em “antes de Lula e depois de Lula”, devido aos grandes investimentos que o presidente fez na comunidade em seus dois primeiros mandatos.

“A gente só pode agradecer por seu amor pelo Rio. E como é bom a gente voltar a ter um presidente que olha pra gente, tem prazer de vir ao Rio e investe muitos bilhões no Rio”, disse Paes a Lula.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast