Confira as universidades e institutos federais criados pelo PT

Entre 2003 e 2014 foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campus universitários, praticamente duplicando o número de alunos

Ricardo Stuckert

Lula e Haddad

Uma revolução foi feita na educação do Brasil pelos governos do PT de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, quando estiveram à frente da presidência da República.

Ministro da Educação de ambos presidentes, Fernando Haddad (2005-2012), em 2007, Haddad criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) , para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas e, assim, desenvolver ações para superar os principais desafios encontrados.

As universidades públicas e institutos federais, antes basicamente centralizados nas capitais dos estados, foram levados para todo o interior do país. Foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campus universitários, praticamente duplicando o número de alunos entre 2003 a 2014: de 505 mil para 932 mil.

Os institutos federais também tiveram uma grande expansão durante os governos do PT: foram implantados mais de 360 unidades por todo o país.

Confira, nos mapas abaixo divididos por regiões, todas as universidades, campus e institutos federais instalados nos governos petistas.

Clique aqui para navegar pelo mapa da região nordeste

Clique aqui para navegar pelo mapa da região norte

Clique aqui para navegar pelo mapa da região sudeste

Clique aqui para navegar pelo mapa da região centro-oeste