No RS, Lula anuncia investimentos para acelerar crescimento e apoiar municípios

Investimentos do Novo PAC no Rio Grande do Sul têm previsão de quase R$ 30 bilhões; ministros apresentaram prestação de contas de várias ações do governo federal realizadas no estado, em especial para enfrentar as enchentes

Ricardo Stuckert

Presidente Lula durante apresentação de prestação de contas de ações do seu governo no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (15)

O presidente Lula, acompanhado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e de diversos ministros, apresentou nesta sexta-feira (15), em Porto Alegre, uma série de investimentos do governo federal no Rio Grande do Sul para acelerar o crescimento sócio-econômico do estado, entre eles projetos e obras do Novo PAC, além de várias ações governamentais. Esta é a segunda viagem do presidente ao estado em seu terceiro mandato.

O investimento do Novo PAC previsto para este ano, no Rio Grande do Sul, é de R$ 29,5 bilhões.

“A gente quer construir parcerias, a gente não tem interesse de fazer todas as obras sozinhos, essa é uma forma republicana, para dar uma certa civilidade à administração pública brasileira, sobretudo num momento em que a política no mundo inteiro está tomada pelo ódio”, afirmou o presidente Lula em seu discurso.

Lula assinalou ainda que cada centavo do montante que o Rio Grande do Sul receberá é resultado do trabalho e do suor do povo gaúcho.

“Nós temos a obrigação de fazer esse país dar certo. Nós estamos devolvendo ao povo do Rio Grande do Sul um pouco daquilo que é do trabalho do seu povo, por isso vamos renegociar as dívidas dos Estados, para que a gente conceda a todo mundo o direito de respirar”, ressaltou o presidente, que também listou os mais recentes programas voltados para a promoção da educação, como o programa Pé-de-Meia, a implantação de novos 100 institutos federais e as escolas em tempo integral.

Obras do Novo PAC

Ao apresentar o planejamento do Governo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a importância do diálogo e de obras que mudam a vida das pessoas. “É importante a gente reafirmar, para que se consolide definitivamente, esse conceito não é um conceito de governo, mas é o conceito do estado brasileiro, de respeitar o pacto federativo e respeitar a democracia”, explicou o ministro, mencionando que o planejamento do Novo PAC é de investimentos que estão “para além de um mandato presidencial, estão dentro de um planejamento de futuro”.

No Novo PAC, estão entre as obras prioritárias, a duplicação da BR-116 (Porto Alegre-Pelotas), a construção da segunda ponte sobre o rio Guaíba (BR-116/290), a duplicação da BR-290, a conclusão das barragens Arroio Jaguari, Arroio Taquarembó e Arvorezinha. As construções do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria, do Centro de Apoio Diagnóstico e do Centro de Atendimento ao Paciente Crítico e Cirúrgico, ambos do Grupo Hospitalar Conceição, também estão planejadas. Os investimentos incluem ainda a instalação de 4 mil km de infovia e a conectividade nas 7.249 escolas do Ensino Básico.

“O ano passado, que foi um ano de retomada, foi o ano de recolocar os contratos de pé, nós já executamos R$ 1,4 bilhão, mais que o dobro do que foi colocado em 2022; e para esse ano, vamos ultrapassar os R$ 1,7 bilhão. Isso somente nas estradas do Rio Grande do Sul. São investimentos diretos, como obras públicas, e renegociações de contratos e concessões que vão se desdobrar em novas obras e em novos investimentos”, afirmou Rui Costa.

Novo PAC Seleções

Ao seguir o mesmo raciocínio de Rui Costa, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, reforçou a orientação republicana que o Governo Federal, sob a liderança do presidente Lula, tem adotado e destacou que além de novas obras, o governo retomou no estado obras que haviam sido paralisadas. “Nós estamos aqui fazendo uma prestação de contas, para dizer o que estamos fazendo e o que já retomamos e fizemos um esforço muito grande para que os novos investimentos chegassem hoje ao nosso estado, que voltou a acreditar no seu futuro”, disse Pimenta, que é gaúcho.

Ao discursar, o governador do Estado, Eduardo Leite, afirmou que torce a favor do Brasil “para que a gente possa encontrar um destino melhor para a nossa população”. O governador sinalizou ainda que encontra o pronto atendimento em cada ministro do governo. “Eu acredito na sinceridade e na vontade do presidente Lula e quero que o governo do Estado seja um sócio dessa união para fazermos um país mais justo e melhor para todos”, acrescentou.

Pelo Novo PAC Seleções , o estado gaúcho foi contemplado com 354 obras e equipamentos, que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura e beneficiar diretamente mais de 8,6 milhões de pessoas, 79% da população do estado.

O Novo PAC também inclui três programas federais importantes: Luz para Todos; Água para Todos; e o Minha Casa, Minha Vida, este último prevê a entrega de 12.581 unidades habitacionais da faixa 1 para o Rio Grande do Sul.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde) também integraram a comitiva ministerial.

Da Redação, com Gov.br