Norte da Bahia recebe 15 mil cisternas

Equipamento pode atender às necessidades de famílias com cinco pessoas, por um período de seis meses sem chuva

Mais de 75 mil pessoas, ou aproximadamente 15 mil famílias do semiárido baiano, sofrem menos os efeitos climáticos de uma região de baixa incidência de chuva. Isso graças a 15 mil cisternas instaladas, em 13 municípios da Caatinga, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ação faz parte do Programa Água para Todos (PAT), do governo federal.

O semiárido baiano é compreendido por 266 municípios, ocupa 68% do estado onde vivem mais de 7 milhões de pessoas. Dessas, 5,5 milhões estão em idade economicamente ativa. Apenas em 2014, a Codevasf instalou 11 mil cisternas, em 13 municípios.

Segundo o coordenador regional do PAT, na Codevasf, Joselito Menezes, o programa atende especificamente famílias em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Ele ressaltou a condição das famílias de não dispor de nenhuma fonte de água de boa qualidade para o consumo.

“Essas ações mudaram a qualidade de vida dessas populações, em sua saúde e maior disponibilidade de tempo para as tarefas do dia a dia”, ressaltou Menezes.

Feitas de polietileno, as cisternas são fáceis de instalar, têm capacidade de armazenar 16 mil litros de água e sua vida útil é estimada em 30 anos.

Em períodos chuvosos, a água precipitada no telhado é captada por um sistema de calhas e canos e conduzida ao reservatório. Eles podem manter uma família de até cinco pessoas, por um período de seis meses de estiagem.

Para consumir a água, seja beber ou para preparar alimentos, os moradores são orientados sobre alguns cuidados para evitar contaminação.

A cisterna deve ser mantida sempre fechada e a água deve ser filtrada e tradada. Os agentes comunitários de saúde fornecem o hipoclorito de sódio (água sanitária) para descontaminar a água.

As famílias beneficiadas com os reservatórios estão dentro da faixa de renda per capta mensal de até R$ 140, classificadas como em situação de extrema pobreza. Para ter acesso à cisterna, elas devem ser registradas no Cadastro Único de Programas Sociais (cadÚnico).

Meta cumprida – Desde 2003, foram instaladas mais de 1 milhão de cisternas na região semiárida dos estados do Nordeste (NE) e Minas Gerais (MG), onde vivem mais de 22 milhões de brasileiros. Em 2014, o governo cumpriu a meta estabelecida, em 2011, de instalar 750 mil cisternas no semiárido. A ação assegurou o abastecimento de água a mais de quatro milhões de pessoas.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast