Nota: “21 de março, dia de reflexão”, afirma Secretaria de Combate ao Racismo do PT

A SNCR-PT, que atua há mais de 27 anos dentro do partido, destaca neste Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial as inúmeras memórias de luta do povo negro

Reprodução

Nota: 21 de março - dia de reflexão. Foto: Reprodução

O Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, foi instituído com a Resolução da ONU, que condenou o massacre de Shaperville, Joanesburgo, na África do Sul, onde 69 pessoas foram mortas quando protestaram contra a Lei do Passe, em 21 de março de 1960.

A data relembra uma das inúmeras memórias de luta do povo negro, num mundo onde a tragédia tem marcado a vida de homens e mulheres que teimam em viver suas vidas de forma livre e justa, com igualdade e fraternidade.

A luta por igualdade racial e de combate ao racismo no Brasil, diferente do que pregam negacionistas, não tem sido menos sangrenta do que no resto do mundo.

Ao longo de mais de 400 anos de escravização de pessoas negras em terras brasileiras, o que temos assistido todos os dias é a violência pura e simples, escancarada e sem vergonha contra os corpos negros. Para retirar direitos, impedir o crescimento, a prosperidade e o acesso a uma vida digna, o sistema submete as pessoas negras do país a situações que vão desde a sua morte física, encarceramento em massa, violência psicológica, retirada de direitos civis e trabalhistas, estigmatização pela cor da pele, exclusão social, racismo ambiental e marginalização da cultura afro descendente e suas crenças, entre outras.

Em termos de políticas públicas, negras e negros foram ignorados nos últimos anos, ou tratados com políticas simplistas e populistas, que tem como alvo apenas o fortalecimento de um mundo onde a elite branca continua no domínio das ferramentas que podem mudar o destino de milhões de pessoas.

Felizmente, no Brasil, após mais de seis anos de governos que não só não fizeram sua lição de casa, como trataram de tentar destruir os poucos avanços conquistados pelo povo negro, enfim temos a esperança renovada na sensibilidade às causas do combate ao racismo demonstrada pelo novo governo eleito.

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, que atua há mais de 27 anos dentro do PT, em consonância com as entidades do movimento negro e com as demais organizações do movimento social, pretende continuar sua luta pelo avanço das políticas de igualdade racial, combate ao racismo, e colaborar com o Governo Lula para recuperar as políticas destruídas, avançando, ainda mais, em novas e melhores opções para o povo preto.

Que este dia 21 de março, rememorando o Massacre de Shaperville e os diversos massacres diários que sofremos, nos traga as reflexões necessárias para avançarmos na construção de um país antirracista.

Martvs das Chagas

Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT