Nota da SMAD sobre o desastre ambiental em Pernambuco

Trata-se de mais um evento climático extremo que se abate agora sobre o Estado de Pernambuco, e é uma continuidade dos eventos extremos que afetam o Brasil e o mundo

Site do PT

Nota Pública da SMAD em apoio aos servidores especialistas em Meio Ambiente

A Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT se solidariza com o povo pernambucano, que vive o maior desastre ambiental de sua história, com até agora 84 mortos pelas fortes chuvas. A Região Metropolitana de Recife foi a mais atingida e 14 municípios decretaram situação de emergência O número de desabrigados e de atingidos deve ser o maior já registrado.

Trata-se de mais um evento climático extremo que se abate agora sobre o Estado de Pernambuco, e é uma continuidade dos eventos extremos que afetam o Brasil e o mundo, a exemplo das enchentes e ciclones em São Paulo, Bahia, Minhas Gerais e Santa Catarina, uma consequência do aquecimento global.

Os governos do PT sempre tiveram prioridade com a questão ambiental, com uma redução drástica do desmatamento dos biomas, especialmente da Amazônia, nos governos Lula e Dilma. Precisaremos agora ter um planejamento de longo prazo para recuperar nosso equilíbrio ambiental com medidas urgentes e profundas, e com certeza construiremos um projeto de nação sustentável. Esse projeto deve ser uma transição socioecológica profunda que mude nossa matriz energética; zere os desmatamentos líquidos e promova reflorestamentos e recuperação de biomas; mude o paradigma de nossa agricultura para passar a ser uma agricultura de baixo carbono e de agroflorestas.

Também é essencial criar uma economia circular, reaproveitando e reciclando materiais descartados, e ter um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Brasil para promover a universalização do saneamento básico e construir “cidades resilientes” que evitem tantas perdas humanas e materiais devido às consequências da emergência climática.

Penildon Silva Filho
Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Salvador, 30 de maio de 2022

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast