Nota de solidariedade à vereadora Maria Tereza Capra, de Santa Catarina

A parlamentar de São Miguel do Oeste defendeu o respeito à democracia e agora sofre ameaças e perseguição. Ela teve que deixar a cidade.

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT repudia as ameaças e perseguições que a vereadora Maria Tereza Capra, da cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina vem sofrendo. A parlamentar cobrou investigações sobre o gesto de saudação nazista feita em atos antidemocráticos, realizados por bolsonaristas.

Maria Tereza é a única parlamentar do PT na cidade e sofreu retaliação na Câmara Municipal de São Miguel do Oeste em que os vereadores fizeram moções de repúdio em relação à denúncia que ela apresentava, assim que ela fez um vídeo exigindo as investigações sobre o gesto nazista. Não bastasse o flagrante desrespeito à democracia, um advogado protocolou um pedido de cassação do mandato de Maria Tereza.

Essa combinação das práticas da extrema-direita e do machismo estrutural da sociedade faz com que as mulheres, sobretudo as que ocupam espaços políticos, se tornem alvos permanentes de todo tipo de ataque à honra, à integridade física e até mesmo à própria vida e de familiares.

Maria Tereza honrou os votos e a confiança que a população da cidade lhe confiou sendo um instrumento ativo em defesa da democracia, do respeito às urnas e do resgate civilizatório da sociedade. O fanatismo e a insensatez financiados por grandes grupos geram um caos proposital, que visa desestabilizar o sistema democrático brasileiro. O uso do machismo e da misoginia inflama ainda mais os ataques, fazendo com que a parlamentar tivesse que deixar a cidade com a família para poder sobreviver.

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT acompanha o caso de perto. E toda nós, mulheres do PT, exigimos das autoridades locais, estaduais e nacionais todas as formas de investigação e punição para todos e todas que estão cometendo este crime, atentando contra a vida de uma parlamentar, de uma família e de toda a democracia brasileira.

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast