Nota do PT pela libertação imediata de Luisa Hanune

“Sua detenção, hoje, se mostra uma brutalidade antidemocrática sem motivo válido”, registra a nota do partido que demanda a libertação imediata de Luisa Hanune

Estamos informados da detenção provisória de Luisa Hanune, secretária-geral do Partido Trabalhadores da Argélia, por ordem do Tribunal Militar de Blida, onde compareceu para prestar depoimento como testemunha, no último dia 9 de maio.

Conhecemos a trajetória de Luisa Hanune, candidata por seu partido a presidente da República por três vezes – a primeira mulher argelina a candidatar-se a esse posto em 2004 -, além de deputada da Assembléia Nacional Popular por cinco mandatos consecutivos após 1997. O PT teve oportunidade de conhecê-la pessoalmente ao participar de eventos auspiciados por seu partido em Argel, em nome do Acordo Internacional dos Trabalhadores e dos Povos.

Sua detenção, hoje, se mostra uma brutalidade antidemocrática sem motivo válido.

A detenção ocorre em meio à sucessão de grandes manifestações populares por todo o país, em todas as sextas-feiras, desde 22 de fevereiro passado, que exigem uma profunda mudança democrática. A relação é evidente!

O Partido dos Trabalhadores, em defesa das liberdades democráticas e no respeito da soberania nacional para todos os povos, se irmana a todos os que na Argélia e em outros países do mundo se dirigem às autoridades argelinas para demandar a libertação imediata de Luisa Hanune.

São Paulo, 12 de maio de 2019

Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores