Nova regra fiscal vai atrair mais investimentos para o país, diz Zeca Dirceu

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil, o líder do PT na Câmara falou também da importância do novo PAC para o país e destacou investimentos do programa em seu estado, o Paraná

Reprodução/vídeo

Deputado Zeca Dirceu (PT-PR), líder do partido na Câmara, durante entrevista ao Jornal PT Brasil nesta quarta-feira (23)

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (23) ao programa Jornal PT Brasil, da TvPT, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), líder da bancada do partido na Câmara Federal, destacou a importância da aprovação do projeto da nova regra fiscal , proposta pelo governo Lula, na noite de terça-feira (22) pelo plenário da casa legislativa.

“A aprovação da nova regra fiscal, que construímos ontem e envolvendo um conjunto de partidos e mesmo parlamentares da oposição, é muito importante para o Brasil porque proporcionará um grau ainda maior de previsibilidade, estabilidade e equilíbrio para a economia do país” explicou Dirceu. “Para atrair investimentos, gerar emprego e renda isso é necessário, pois os investimentos internacionais e o olhar positivo do mercado financeiro foram muito bons devido à decisão que as pessoas esperavam”, destacou o líder do PT.

Segundo Zeca Dirceu, a partir da nova legislação mundial desse novo regime fiscal sustentável, “a confiança do Brasil perante os empresários, agricultores e investidores locais e também perante o, que já vem crescendo, avançará ainda mais”.

“Esperamos com isso ampliar ainda mais a indústria, a produção agrícola, a área de serviços, e assim dinamizar a economia, mostrando também que vamos continuar ampliando os investimentos sociais, na saúde e educação, mas com responsabilidade fiscal. É preciso observar também a necessidade de aumentar a arrecadação sem aumentar impostos, combatendo a sonegação e as fraudes, cobrando impostos de quem vive só de especulação financeira e não produz nada”, completou ele.

Na opinião do líder petista, os chamados “super-ricos”, devem começar a pagar uma carga tributária maior, até mesmo para a manutenção do nível de desoneração do setor produtivo para que o mesmo possa ter uma maior produtividade e possa gerar emprego e renda .

Assista a íntegra do programa Jornal PT Brasil desta quarta-feira (23)

Durante a entrevista ao programa, Dirceu citou também a decisão da Câmara de deixar o Fundeb e o Fundo Constitucional do Distrito Federal de fora da nova regra fiscal, o que para ele significa dar ao governo federal, aos estados e municípios um grau maior de liberdade para investir em uma área que é estratégica como a educação.

“Foi uma grande vitória e ainda aprovamos uma Medida Provisória que garante o reajuste salarial dos servidores públicos. Vamos aprovar também uma MP que garante o reajuste permanente do salário mínimo, o desconto na tabela do imposto de renda permitindo que as pessoas de menor renda paguem menos. Então vai ser uma semana bastante vitoriosa, com pautas de interesse do povo brasileiro”, comemorou o parlamentar.

Investimentos do novo PAC no Paraná

Ainda durante entrevista ao Jornal PT Brasil, o líder do PT falou da esperança positiva provocada pela retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula.

“A expectativa é muito positiva com relação ao novo PAC, que irá promover novamente, organizar e estimular o investimento público e privado no país, porta do governo federal e em parceria com estados e municípios, alguns com recursos públicos, outros pela iniciativa privada, assim como também pelos estatais e bancos públicos. Esses investimentos vão criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do país, geração de empregos e renda, que é o que a população hoje mais necessita”, destacou.

“Estamos falando de ações, como por exemplo, na área da saúde, que preocupa muito a população, onde há a construção de novas unidades básicas de saúde, UPAS, estruturas do SAMU como a renovação de sua frota, construção de policlínicas, reestruturação de hospitais públicos, regionais, universitários, investimentos em educação, rodovias, portos, aeroportos, geração de energia limpa e renovável”, lembrou o deputado.

Zeca Dirceu também enfatizou ações e investimentos em seu estado, o Paraná, principalmente na área de infraestrutura. “Uma das grandes obras que foram definidas para o estado será a pavimentação da BR 487, que é conhecida no Paraná e no Mato Grosso do Sul, como ‘estrada boiadeira’, que corta o estado na diagonal vinda da região Centro-Oeste, importante para o Paraguai, Bolívia e estados do Centro-Oeste para o escoamento da produção agrícola até o porto de Paranaguá. Essa obra ficou esquecida nos últimos anos”.

Além disso, no transporte ferroviário, serão feitos investimentos na Ferroeste, empresa pública do estado, para expandir a linha e interligar as regiões Oeste e Central do Paraná a outras regiões, inclusive chegando a Santa Catarina, Foz do Iguaçu e ao Paraguai para dar uma melhores condições de acesso ao porto de Paranaguá e aos portos do sul do país.

De acordo com Zeca, também serão realizadas obras na BR 163, “que corta o estado de Santa Catarina até o outro lado do Paraná e no Mato Grosso do Sul, que receberá obras de duplicação e vai ter um contorno até a cidade de Guaíra, na divisa com o Mato Grosso do Sul, também muitos investimentos para melhorar os portos”. E a área de educação será beneficiada com obras de reestruturação e ampliação dos institutos federais, de universidades, sendo que o Paraná tem 4 universidades federais.

Gratidão do Paraná a Lula

O líder do PT na Câmara enalteceu o papel do presidente Lula na definição das ações e investimentos do novo PAC nos estados.

“O Paraná tem que ser muito grato ao presidente Lula porque ele não fez nenhum tipo de distinção ao estado pelo fato de o governador, a imensa maioria dos prefeitos não terem nos apoiado na eleição passada. Então, todas essas prioridades foram determinadas ouvindo o governo do Estado, os municípios, prefeitos e secretários, por isso que elas representam bem todas as regiões do Paraná”, afirmou.

Ele informou ainda que a Petrobras também voltou a investir no Paraná. “A Repar, que é uma grande refinaria ia ser vendida, a Fafen que fabrica fertilizantes em Araucária estava paralisada, venderam a indústria de xisto do Paraná e quem comprou não consegue operar sem o auxílio da Petrobras. Então nós vamos ter a retomada da produção de fertilizantes, a expansão da produção de diesel inclusive com componente renovável vegetal, além de investimentos da Petrobras na região metropolitana de Curitiba”.

Zeca Dirceu destacou também os investimentos do programa Minha Casa Minha Vida no estado, onde os municípios estão sendo orientados a apresentar projetos de moradia popular e demandar a Caixa Econômica Federal, outros bancos públicos e o Ministério das Cidades, já que são investimentos que, além de propiciar moradia digna, gerou emprego e renda para a população através da construção civil.