Novembro Negro: Painel da FPA destaca a luta do movimento negro no PT

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, Elen Coutinho falou sobre o Novembro Negro no país e como vai funcionar o Repertório Virtual Marcos de Luta do Combate ao Racismo

Reprodução

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, Elen Coutinho fala sobre o Novembro Negro no país e como vai funcionar o painel

O Mês da Consciência Negra foi pauta destaque no Jornal PT Brasil desta quarta-feira (8) com a participação de Elen Coutinho, diretora do Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH).

Coutinho explicou sobre o Repertório Virtual Marcos de Luta do Combate ao Racismo, lançado pela Fundação Perseu Abramo (FPA), por meio CSBH. Ela ressaltou que o Centro possui um dos mais importantes acervos do Brasil, com histórias da política brasileira e da luta dos trabalhadores e trabalhadoras do país.

“Temos documentos desde a época pré-PT, do momento de criação, da fundação do nosso partido e documentos recentes também. Além de fazer essa guarda, de cuidar desse acervo físico e de ter também um acervo digital disponível para ser visitado no portal da Fundação Perseu Abramo, a gente também faz a difusão de informação sobre esses acervos”, explicou.

Leia mais: Novembro Negro: exposição virtual registra atuação do PT no combate ao racismo

Novembro Negro

Sobre o Novembro Negro, Coutinho contou que, em 2020, a FPA disponibilizou um painel sobre a luta negra e do movimento negro no Partido dos Trabalhadores.

“Esse painel reúne uma diversidade de informações, de jornais, de cartazes históricos, de publicações, do registro da atuação do PT nos poderes Legislativo e Executivo nesta área do combate ao racismo”.

Além disso, o painel destaca a luta do movimento social e do movimento negro dentro do PT, como se deu a construção dos espaços. “Isso, para que a gente chegasse a avanços como nós chegamos no Brasil, com o governo federal e estaduais na implementação de políticas públicas afirmativas para a população negra”.

“Temos esse painel disponibilizado em 2020 e em 2023. Nós submetemos um projeto arquivístico a uma instituição internacional e fomos contemplados. A proposta prevê a atualização, que já está em andamento, desse painel do novembro negro”, diz Elen.

“Estamos reunindo mais acervos, digitalizando, organizando e faremos dez entrevistas de história oral com personalidades que foram muito importantes no nosso partido para a luta negra, para a conquista de políticas afirmativas como nós fizemos quando nós fomos governo”, conclui.

Assista a íntegra da entrevista:

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast