Novo Samu beneficia 2,7 mi de pessoas em Minas

Unidade inaugurada em Varginha contará com 43 ambulâncias e deve atender 153 municípios

Cerca de 2,7 milhões de mineiros passarão a contar, a partir deste sábado (31), com um novo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no estado. A unidade, situada em Varginha, foi inaugurada na sexta-feira (30) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo serviço contará com 43 ambulâncias. A previsão é atender 153 municípios. Com a criação da nova unidade, 475 das 863 cidades mineiras terão acesso ao serviço. O número equivale a 55,69% de cobertura.

O SAMU da Macro Região do Sul de Minas terá 619 profissionais, sendo 67 médicos, 68 enfermeiros e 202 técnicos em enfermagem. Além disso, o serviço dispõe de condutores, farmacêuticos e funcionários administrativos.

“Agora, a região do sul de Minas está preparada e contará com o apoio do Ministério da Saúde e do governo do estado para auxiliar no que for preciso, no atendimento na rede de urgência e emergência, e garantir à população mineira um atendimento de saúde digno e de qualidade”, disse Chioro, durante a inauguração.

O governo federal investiu R$ 6,8 milhões para implantar o SAMU na região. O recurso foi destinado a construção e compra de veículos, materiais, mobiliário, equipamentos de tecnologia de informática e rede.

Atendimento universal – O SAMU atende, atualmente, 151,6 milhões de brasileiros em mais de 2,9 mil municípios. Ao todo, são 185 Centrais de Regulação das Urgências e 3,2 mil ambulâncias.

O sistema foi criado em 2003, gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências. Desde então, o serviço ajuda a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast