DF: Núcleo de Base em Taguatinga comemora 28 anos

Núcleo é um dos mais antigos do Brasil e o único em atividade no Distrito Federal

Um dos núcleos de base mais antigos do PT completa 28 anos de existência no próximo sábado (7). Trata-se do Núcleo de Base da QNG, em Taguatinga (DF). Como ocorre todos os anos, seus responsáveis organizam um almoço festivo para comemorar a data. O evento, que terá inícios às 14h,  acontecerá na  QNG 17, Lote 21, na Praça do Bar do Cícero.

“O Núcleo de Base da QNG nasceu da vontade, da crença e da esperança de realizar as transformações sociais que o Brasil sempre precisou”, diz um trecho do convite enviado à militância.

Um dos organizadores do evento, Olavo da Silva Melo Filho, informou que o núcleo é o único que funciona ainda no Distrito Federal e talvez seja um dos poucos em atividade no País.

“Reunimos uma vez por mês para debater questões relevantes da política local e nacional”, conta.

O grupo é apadrinhado pelo ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva, que em 1986 fez uma palestra em Taguatinga. À época, Lula era deputado constituinte.

Segundo Olavo, várias lideranças nacionais, intelectuais e parlamentares petistas já participaram das atividade do núcleo. Também na confraternização de aniversário são esperadas lideranças petistas do Distrito Federal que todos os anos prestigiam o evento.

Segundo os organizadores, também serão comemorados os 12 anos de governos do PT. Ao longo do dia haverá a realização de diversas atividades culturais, como apresentações teatrais, poéticas e musicais.

Entenda – Os Núcleos de Base fazem parte da estrutura partidária e são regidos pelo Estatuto do PT.

De acordo com o documento, “são considerados Núcleos quaisquer agrupamentos de pelo menos nove filiados ou filiadas ao Partido, organizados por local de moradia, trabalho, movimento social, categoria profissional, local de estudo, temas, áreas de interesse, atividades afins, tais como grupos temáticos, clubes de discussão, círculos de estudo, coletivos nas redes sociais da internet e outros”

O estatuto prevê ainda que  os núcleos são abertos também à participação de pessoas não filiadas ao Partido, com direito a voz. Eles são instrumentos fundamentais da organização partidária e da atuação do PT nas comunidades e nos setores, e de integração com os movimentos sociais.

Da Redação da Agência PT de Notícias