Para Cantalice, povo não tem dúvidas de que houve golpe no Brasil

Vice-presidente do PT viajou à Argentina e denunciou o golpe em curso: “Foi total desrespeito ao povo brasileiro”

Para o vice-presidente e secretário de Comunicação do PT, Alberto Cantalice, a população está certa de que houve um golpe para tirar a presidenta eleita Dilma Rousseff do governo. As denúncias já revelaram o que aconteceu tanto no Brasil quanto no exterior.

“Houve um golpe midiático e empresarial que derrubou a presidenta eleita com 54 milhões de fotos, em total desrespeito ao povo brasileiro (…) O golpe foi contra Dilma, mas também contra as forças democráticas”, afirmou, em viagem à Argentina.

Cantalice avaliou, também, que o governo golpista está muito mal. “Governo Temer não tem apoio popular, não tem respaldo para aplicar seu programa regressivo (…) Eles não ganharam eleição, eles deram um golpe”.

Em viagem à Argentina, Cantalice agradeceu o apoio da esquerda argentina aos brasileiros e participou de um ato sobre a soberania das Ilhas Malvinas. Veja como foi:

No país vizinho, no dia 10 de junho, data em que milhares de pessoas de todo o Brasil foram às ruas para protestar contra o golpe, ele concedeu uma entrevista.

Cantalice explicou que a pressão popular é ferramenta que poderá reverter o golpe e devolver o mandato da presidenta eleita. “Eles precisavam de 54 votos e tiveram 55. Então é possível que alguns senadores mudem de posição. A nossa luta é porque a solidariedade e as manifestações que estão ocorrendo em Buenos Aires, em Londres, em Nova York, em Montevidéu e em todo mundo está pressionando o país”.

Ele afirmou que a imprensa tradicional tenta minimizar os apoiadores de Dilma, mas que tem sido difícil porque os protestos não param. Além disso, lembrou Cantalice, artistas e intelectuais se posicionaram contra o golpe, além da mídia estrangeira. “Está cada vez mais claro para a população que o que aconteceu foi um golpe. Um golpe parlamentar, midiático e empresarial”. A volta da presidenta é um ato de respeito a 54 milhões de pessoas. “É uma violência contra a democracia”, reforçou.

Ao ser questionado sobre o papel do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cantalice respondeu que “Lula é a maior liderança popular do país”, apesar das campanhas contra ele feitas pela imprensa tradicional. Sobre Dilma, mencionou que ela foi vítima do golpe também por ser mulher.

“O partido continua sendo um partido forte, com muitos deputados, senadores, governadores prefeitos… o partido também sofre muitos ataques da mídia”.

Retrocesso golpista

Um dos temas da entrevista foi se, em sua avaliação, estão ameaças conquistas nas políticas sociais por uma nova Operação Condor, articulada pelos setores conservadores. “Acho que os avanços conquistados na América Latina não voltarão, porque a população não aceitará. Eu não tenho dúvidas. Que há um interesse pelos recursos naturais da América Latina, não há nenhuma dúvida”, respondeu.

Assista abaixo a entrevista completa:

Da Redação da Agência PT de Notícias