Para Vagner Freitas, 24 de janeiro dará o tom de resistência de 2018

Presidente da CUT participou nesta segunda-feira (22) da estreia do quadro ao vivo Conversa de Primeira, na página no Facebook do PT São Paulo

Divulgação

Presidente da CUT Brasil, Vagner Freitas, com Paulo Fiorilo

O presidente da Central Única dos Trabalhadores, a CUT, Vagner Freitas, participou na tarde desta segunda-feira (22), da estreia do quadro ao vivo Conversa de Primeira, na página no Facebook do PT São Paulo.

No bate-papo, o dirigente da CUT falou sobre o calendário de mobilizações em defesa da democracia e de Lula, nas principais capitais, dando destaque à cidade de Porto Alegre e São Paulo. Além disso, falou do Brasil pós-golpe de abril de 2016, da reforma trabalhista e da votação da reforma da previdência marcada para o dia 19 de fevereiro de 2018.

Para Freitas, a peça jurídica que o Moro inventou é de uma incapacidade absurda. Segundo ele, qualquer advogado ou estudante de primeiro ano de Direito sabe que não há provas contra o presidente e o julgamento é político, que é um atentado à democracia.

“Os senhores desembargadores e juízes do TRF-4 vão ter a chance de entrarem para a história ou fazendo justiça ou enterrando o poder judiciário brasileiro”, diz o dirigente sindical.  De acordo com Vagner, Moro faz política de perseguição ao presidente Lula e ao PT.

Freitas considera que condenação em primeira instância foi de “uma inconsistência absurda”

Sobre as mobilizações em defesa da Democracia e de Lula, no Dia 24 de Janeiro, Vagner diz que os movimentos sociais e a CUT estarão presentes.

“Vamos ter muita gente em Porto Alegre e aqui em São Paulo vamos receber o pressente Lula na Praça da República, vamos dar um abraço nele, ele [Lula] estará presente. Nós vamos levar a nossa militância, defender a democracia, porque Lula é inocente, e eleição sem Lula é fraude. É a primeira luta que fazemos no ano e tem que ser vitoriosa, porque ela poderá marcar as demais lutas que teremos durante o ano de 2018, começar com o dia 19 de fevereiro, que é a votação da previdência”, ressaltou o presidente da CUT.

Para Vagner, é necessário deixar claro quem é o vilão do golpe e os donos do golpe. “Por incrível que parece, não é o principal protagonista, não é o poder judiciário e os deputados e senadores, e claro o Temer. Esses são todos instrumentos de quem dirige a economia. Se prestar atenção no documento que a Confederação Nacional da Indústria mandou, seis meses antes de aprovar o texto da reforma trabalhista, era exatamente o texto feito pelos empresários, o que eles fizeram, foram o deslize de democracia que ocorreu no Brasil, um vácuo, e aprovaram e meteram a reforma trabalhista com todos os interesses deles, que eles não conseguem fazer quando há estado democrático de direito”, explicou o dirigente sindical.

Assista à íntegra da conversa:

Por Elineudo Meira, do PT-SP

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast