Junto ao TSE, Anne Moura defende aumento da participação feminina

Em reunião com o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e a ministra da Corte Eleitoral, Maria Cláudia Bucchianeri, Secretária Nacional de Mulheres do PT pediu maior participação das mulheres nos espaços de poder e decisão

Nessa terça-feira, 30, a Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, participou de reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e a ministra da Corte Eleitoral Maria Cláudia Bucchianeri, na sede do TSE, em Brasília-DF.

O objetivo foi discutir políticas para as mulheres; garantir a maior participação feminina nos espaços de poder e decisão; consolidar avanços em relação à presença das mulheres na política e combater a violência política de gênero. Participaram da reunião também integrantes de outros partidos que fazem parte do Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos (FNMIPP).

Anne Moura  também é coordenadora do Fórum Nacional e relatou que o encontro teve o intuito de fortalecer, trabalhar e avançar a representação feminina na política brasileira, uma vez que essa representação deve ser paritária.

‘Uma reunião produtiva, pois discutimos sobre nossa realidade, nossa organização interna e, sobretudo, a participação política das mulheres. Importante manter essa parceria para que nossos direitos sejam garantidos, além de avançarmos mais na política,’’ enfatizou Anne.

Durante o evento, Anne Moura frisou a necessidade de fomentar ações da Justiça Eleitoral que possam combater as chamadas “candidaturas de laranjas” e definir normas para melhor fiscalização, junto aos partidos, do uso de recursos financeiros para mulheres candidatas.

O presidente do TSE falou sobre a preocupação da Corte Eleitoral em mobilizar e adequar a jurisdição eleitoral para garantir a ampliação do número de vagas nos cargos eletivos e de candidaturas de mulheres nas eleições, bem como para incentivar o combate à violência de gênero.

Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos

Criado em 2006, reúne as dirigentes nacionais das instâncias de mulheres dos partidos políticos brasileiros. Depois de 15 anos de atuação conjunta, pluripartidária e suprapartidária para articular, debater e garantir a maior participação feminina das mulheres nos espaços de poder e decisão; consolidar os avanços em relação à presença das mulheres na política e combater a violência política de gênero, entre outros.

Dandara, Elas Por Elas