Pimenta pede aprofundamento no caso HSBC

Deputado gaúcho pede esclarecimentos, providências e critica imprensa por não dar atenção ao caso

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou uma solicitação de esclarecimentos e providências no Ministério da Justiça (MJ), para que sejam investigados todos os brasileiros envolvidos com contas secretas do HSBC, na Suíça, denunciadas no domingo (8) por um consórcio formado por jornalistas de 45 países.

Pimenta pede ao ministro José Eduardo Cardozo que o Brasil siga o exemplo de outros países e se aprofunde nas investigações. No esquema são encontrados os nomes de 6,6 mil brasileiros distribuídos em mais de 8,7 mil contas secretas, pelas quais estima-se tenham depositado US$ 7 bilhões, ou próximo a R$ 20 bilhões. O deputado disse achar estranho a pouca ou nenhuma atenção da imprensa brasileira ao caso.

“O caso SwissLeaks é a pauta do jornalismo mundial no momento, mas a imprensa no Brasil não atribui a esse assunto qualquer valor-notícia, suprimindo esse tema da sua cobertura jornalística”, criticou Pimenta.

O caso ganhou esse nome em referência à organização liderada por Julian Assange, o WikiLeaks. De acordo com a denúncia, em contas protegidas do fisco, na filial do banco inglês, na Suíça, foram encontrados nomes de ditadores, realezas, astros de Hollywood, executivos. Após receber os dados, o jornal Le Monde, da França, os distribuiu para jornalistas de todo o mundo.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast