Pimentel quer apurar reportagem de capa da Veja

Senador informa em nota que as perguntas que seriam feitas constavam do Plano de Trabalho da CPI, um documento público aprovado pela comissão

José Pimentel (PT-CE), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, quer se aprofundar na reportagem de capa da revista Veja, desta semana, que questiona se os depoimentos da CPI foram preparados previamente. Em nota, o senador informa que não se reuniu e nem orientou o depoimento dos investigados.

Mas a pauta do interrogatório era pública. “O Plano de Trabalho da CPI da Petrobras, aprovado, por unanimidade, em 14/5/2014, contém uma relação de perguntas a serem respondidas pelos depoentes em suas oitivas”, informa a nota.

A revista acusa que os depoentes convocados receberam as perguntas com antecedência, em reportagem que faz ilações a partir de um vídeo clandestino de 2m41s, no qual três funcionários da Petrobras comentam depoimentos.

Pimentel pede o “esclarecimento dos fatos” por meio de uma sindicância, conforme o disposto no Regimento Interno do Senado.

Em um segundo requerimento, o senador pede para o presidente da CPI da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que solicite ao diretor de Redação da revista, Eurípedes Alcântara, sob o compromisso de preservação do sigilo, a cópia integral do vídeo para instruir a sindicância.

Segundo Pimentel, as perguntas a cada depoente foram formuladas com base: a) no Plano de Trabalho aprovado; b) no denso material resultante da participação dos executivos da Petrobras em recentes audiências públicas, realizadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, dando prioridade a perguntas formuladas pela oposição nessas audiências; c) na Tomada de Contas Especial do TCU (inclusive Acórdãos) e em documentos da CGU; e d) nas denúncias publicadas pelos diversos veículos de imprensa e internet.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast