Pimentel tem inquérito arquivado, mas mídia insiste na desinformação

Por falta de provas, justiça arquivou inquérito contra ex-governador de MG Fernando Pimentel. Tweet dá a entender que desfecho é desfavorável para PT

Agência Brasil

Fernando Pimentel

Na terça-feira, 28, a Justiça Federal arquivou inquérito sobre o ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, atendendo pedido do Ministério Público Federal, que não viu provas suficientes. A CNN, no entanto, deu a notícia, mas, na chamada feita no Twitter, a apresentadora do jornal deu a entender que o desfecho foi desfavorável ao PT. 

O tweet fala do “desfecho de um caso muito rumoroso, que terminou de arrasar o PT em Minas”, sem dar mais informações e convidando as pessoas a assistirem à CNN. Somente minutos depois uma nova postagem complementa, explicando que o desfecho foi o arquivamento da queixa. 

Esse é um tipo de desinformação que estabelece uma falsa conexão entre a chamada e o conteúdo da matéria. Quem lê só o tweet sai com uma informação errada sobre a história.

Com isso, busca-se conquistar mais audiência, mas o tom sensacionalista da mensagem impulsiona também o compartilhamento imediato, sem que se entenda o que está por trás. A desinformação se espalha assim: chocando e causando revolta, com termos como “muito rumoroso” ou “arrasar o PT”.

A denúncia contra Pimentel foi arquivada após quatro anos de investigações. Sem provas, a ação foi usada durante esse período para atacar a imagem do governador Pimental, especialmente durante o período eleitoral.

O procurador que solicitou o arquivamento afirmou que não houve elementos objetivos para corroborar as hipóteses com as quais se trabalhava, não tendo se caracterizado nada de ilícito.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast