Plenárias municipais vão mobilizar, debater e organizar o PT, afirma Sônia Braga
Em entrevista à TvPT, secretária nacional de Organização destaca a preparação do conjunto do partido visando as eleições municipais de 2024
Publicado em
Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil, da TvPT, nesta quinta-feira (10), a secretária nacional de Organização do PT, Sônia Braga, abordou a realização das plenárias municipais do partido e a realização do Processo de Eleição Direta Extraordinário (PEDEX 2023).
Desde o dia 5 de agosto, os diretórios municipais e zonais do PT já podem realizar suas plenárias municipais conforme determinação da direção nacional do PT. Trata-se de uma grande mobilização interna com a participação maciça da militância petista. Esse é um processo de mobilização intensa que envolve o partido como um todo, passando pelas direções municipais, estaduais e a nacional.
De acordo com Sônia Braga, a ideia central das plenárias é mobilizar, debater o governo Lula e organizar o partido visando as eleições municipais de 2024. “Nós vamos debater o governo Lula, discutir a organização territorial de base porque nós achamos fundamental o trabalho de base, o trabalho formiguinha e cotidiano da nossa militância e queremos discutir muito também a formação política. E as plenárias vão discutir as eleições 2024 porque nós vencemos o Bolsonaro, mas não vencemos o bolsonarismo, e vamos fazer a disputa na sociedade das ideias do amor, da solidariedade, da fraternidade e do bem comum”, destacou a titular da Sorg nacional.
Ela lembrou também que esta será a primeira eleição municipal em o PT estará junto com os partidos da Federação Brasil da Esperança que reúne também o PCdoB e o PV. “Então a gente tem que se preparar bem desde agora até outubro. Nos meses de agosto, setembro e outubro serão discutidos todos esses temas, com mobilização da nossa base, com planejamento e o lançamento das nossas pré-candidaturas, sejam a prefeitos e vice-prefeitos, sejam a vereadores e vereadoras”, enfatizou.
Segundo Sônia, o PT pretende ter, até outubro deste ano, “pelo menos 80% das chapas de vereadores/as completinhas, organizadas, para que possam realizar muito trabalho de base e sair com a vitória dessas eleições. São pré-candidaturas porque o processo determinado pelo TSE é a partir de 10 de julho do ano que vem até agosto para definir as candidaturas. Mas nós temos que nos preparar, conversar com o povo, apresentar as nossas plataformas e se organizar. Eleição no Brasil não é um processo barato, por isso quanto mais se organizar”, alertou ela.
Todos os municípios são obrigados a fazer as plenárias, sejam os que têm diretórios municipais do partido já organizados, ou sejam os que têm comissões provisórias, comissões de organização e que ainda vão eleger suas direções municipais. Nas plenárias municipais, todos os filiados e filiadas ao partido podem participar dos debates.
Pedex 2023
Durante a entrevista, Sônia Braga também falou sobre a realização do Processo de Eleição Direta Extraordinário 2023, o Pedex.
O Pedex será realizado somente nos municípios onde o PT tem comissões provisórias ou comissões de organização partidária. Atualmente, o PT tem comissões provisórias em 1.134 municípios e comissões de organização em 697. Em apenas duas capitais brasileiras, João Pessoa (PB) e Porto Velho (RO), será realizado Pedex.
Veja aqui o quadro atual de organização do PT no país
A secretária nacional de Organização também explicou que apenas quem se filiou ao PT até o dia 8 de julho deste ano poderá participar e votar no Processo de Eleição Direta Extraordinário.
A partir desta quinta-feira, todas as informações sobre a realização das plenárias municipais e o Pedex estarão disponíveis no site www.casa13.pt.org.br
Da Redação