Polícia Militar do DF inova e cria faculdade

Instituto Superior de Ciências Policiais é a primeira instituição de ensino superior policial do Brasil reconhecida pelo MEC

A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) uniu educação e segurança como forma de avançar na qualidade dos serviços prestados à população. Assim foi criada a primeira instituição de ensino superior policial do Brasil, o Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP), credenciado junto ao Ministério da Educação (MEC).

A unidade, baseada na Academia de Polícia Militar, tem como principal objetivo capacitar com excelência policiais e demais agentes públicos. A sociedade civil também terá oportunidade de estudar no instituto. A previsão é que seja aberta ao público em breve.

O coordenador do projeto de criação do Instituto, tenente-coronel Marcos Antônio Nunes, conta que a instituição de ensino é referência nacional, apesar de ter sido credenciada pelo MEC apenas em agosto de 2013. “Recebemos várias propostas de convênio e intercâmbio de inúmeras entidades nacionais e internacionais. Tivemos, inclusive, alunos de outras regiões e outros países estudando no Instituto da Polícia do DF”, explicou o coronel.

Segundo ele, mais de 100 policiais de outros países fizeram cursos com a PM/DF. Para Nunes, a oportunidade garantida aos agentes de segurança pública, de estudar na faculdade da Polícia Militar, é vista como uma forma de crescimento profissional e também de valorização. “A educação é o caminho para a transformação”, defendeu ele e explicou que, desde 2005, a PM/DF compreendeu ser preciso unir educação e polícia. Com isso, surgiu a principal mudança na corporação da capital federal: a exigência de ensino superior completo para o ingresso na instituição.

Para o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Paulo Roberto Batista de Oliveira, com o Instituto a polícia da capital federal passou a ter possibilidade de carreira. “Agora, além de formação profissional, os policiais do DF podem ter título acadêmico”, destacou. Ele explicou que a intenção é a de melhorar ainda mais o trabalho policial nas ruas.

Cursos – O Instituto Superior de Ciências Policiais oferece bacharelado em Ciências Policiais e pós-graduação em Docência do Ensino Superior; Polícia Judiciária Militar; Gestão Estratégica em Segurança Pública; Gestão Ambiental; Gerenciamento de Trânsito; e Especialização em Ciências Policiais. A unidade também oferece curso de tecnólogo em Segurança Pública.

Cada turma disponibiliza vagas para 50 alunos em turnos com período integral e têm acesso a toda estrutura da instituição, como alojamento, biblioteca e até mesmo academia.

Além disso, o instituto de ensino superior da Polícia Militar tem uma área exclusiva para pesquisas científicas, o Núcleo de Pesquisa.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast