Política de partilha está mantida, garante Dilma

A política de conteúdo local garante à Petrobras a participação mínima obrigatória de 30% nos campos leiloados do pré-sal

Ipojuca - PE, 14/05/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de batismo do Navio Marcílio Dias e viagem inaugural do Navio Petroleiro André Rebouças. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff aproveitou a visita que fez ao complexo portuário de Suape, em Ipojuca, região metropolitana do Recife (PE), nesta quinta-feira (14), para reforçar a defesa que tem feito a política de conteúdo nacional e o regime de partilha na exploração do pré-sal. “Conteúdo local e a política de partilha, no meu governo, estão mantidos”, confirmou.

“Podem ter certeza, a política de conteúdo local veio para ficar”, reforçou Dilma. A política de conteúdo local garante à Petrobras a participação mínima obrigatória de 30% nos campos leiloados do pré-sal.

A presidenta participou da cerimônia de batismo do navio Marcílio Dias e fez uma viagem inaugural à bordo do petroleiro André Rebouças. Cada embarcação tem capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo, quase a metade da produção diária nacional.

Dilma ressaltou também os investimentos do governo para impulsionar a indústria naval no País. “Chegamos aqui hoje porque rompemos uma realidade de estagnação. A reimplantação da indústria naval no Brasil fez com que incorporássemos tecnologia, melhorássemos a formação dos nossos trabalhadores e gerássemos emprego e renda. O que nós queremos é produzir no Brasil o que pode ser produzido no Brasil”, destacou durante a cerimônia.

O Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, também presente, ressaltou o esforços das gestões do PT para fortalecer a indústria naval brasileira. Para ele, a criação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), em 2004, responsável por renovar a frota da Transpetro, foi propulsora desse avanço.

“O Promef fez com que o Brasil não abrisse mão da indústria naval. Estamos gerando emprego e renda para trabalhadores nos estaleiros brasileiros. Essa decisão transformou homens que estavam na cana em metalúrgicos”, enfatizou Braga.

Após anos de estagnação, desde a década de 1980, a indústria naval brasileira pode, com o Promef, construir navios em território nacional. Recentemente, o programa possibilitou realizar a encomenda de 49 novos petroleiros. O investimento é de R$ 11,2 bilhões. O navio petroleiro André Rebouças, é a nona embarcação a entrar em operação.

Petrobras – Em referência à empresa que preside, Aldemir Bendini, destacou que o reconhecimento internacional da Petrobras na tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas. “Estamos batendo sucessivos recordes com a produção do pré-sal, que teve crescimento de 70% desde o início da exploração”, pontuou. Na última semana, a produção atingiu o recorde de 800 mil barris por dia só no pré-sal.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias