Políticas publicas reduziram desmatamento, diz Marcio Macedo

Houve uma redução de 79% de desmate desde 2004, quando o governo criou o Plano de Ação para Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal.

Governo Federal registra queda na taxas de desmatamento da Amazônia por causa das políticas públicas adotadas pelos governos Lula e Dilma, diz o deputado federal Márcio Macêdo (PT/SE). “Do ponto de vista do arcabouço jurídico, das leis criadas nesse período, foram muito importantes para o País e exemplos para o mundo, tanto na gestão do meio ambiente rural quanto no urbano” explicou o parlamentar.

Em relação ao combate no desmatamento da Amazônia, o deputado esclareceu que o governo avançou “no combate aos delinquentes que derrubam as árvores, com ações de fiscalização muito forte, com políticas de educação ambiental e social, para que as comunidades do entorno da floresta possam se sentir parte da floresta protegendo-a, além disso, o governo faz monitoramento com equipamentos de última geração para conter esse desmatamento” finalizou.

A área de 5.891 km2 é o segundo menor índice de desmatamento monitorado desde 1988, sendo o dado confirmado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A avaliação foi realizada no período entre agosto de 2012 a julho de 2013 e aponta para uma redução de 79% de desmate desde 2004, quando o governo petista criou o Plano de Ação para Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal.

Por Janary Damacena, da Agência PT de Notícias.