Por falta de insumos, Toyota suspende produção em Indaiatuba e Sorocaba

Montadora japonesa alega falta de insumos importados e produção fica suspensa até segunda (14); trabalhadores receberão bônus de compensação

Divulgação Toyota/Site do PT

Governo Bolsonaro não tem política indústrial

Em mais um reflexo da incapacidade do governo Bolsonaro responder pela política industrial no país, a Toyota do Brasil suspendeu a produção em Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP) temporariamente a partir desta quarta-feira (9). A previsão é que o trabalho seja retomado na segunda-feira (14).

Em nota divulgada à imprensa, a montadora japonesa argumentou que apesar dos esforços para o gerenciamento da falta de insumos que vem afetando a cadeia de suprimentos global, as plantas dos municípios paulistas de Indaiatuba e de Sorocaba terão que suspender a sua produção nos próximos três dias.

Em Indaiatuba são produzidos os modelos Corolla e em Sorocaba, os modelos Indaiatuba, onde é fabricado o Corolla, e em Sorocaba, onde são produzidos os modelos Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios (somente para exportação).

“A companhia reitera que vem buscando soluções que minimizem os impactos ao consumidor e que mantém diálogo constante e aberto com seus fornecedores, além de aplicar em suas unidades o TPS – Toyota Production System – como forma de minimizar o grande impacto que essa situação atípica vem causando em sua operação e em toda a sua cadeia de fornecedores”, diz a nota divulgada pela empresa.

De acordo com o SMetal, sindicato da categoria, componentes importados do Japão para a Toyota, como o cinto de segurança, entre outros insumos como semicondutores, estão em falta nos fabricantes. Ainda segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), os trabalhadores da Toyota nas duas plantas que tiveram a produção suspensa não serão prejudicados, devido a um acordo de banco de dias que foi negociado com a empresa.

Robson Lopes dos Passos (Paraná), do Comitê Sindical da Toyota e dirigente do SMetal, explica que os trabalhadores já receberam o bônus de R$ 300 da parada ocorrida no mês passado e agora, como a empresa acionou mais três dias do acordo, os trabalhadores serão novamente recompensados financeiramente. “Dessa maneira, a montadora aciona o segundo e último gatilho e os metalúrgicos recebem mais R$ 300 negociado pela direção sindical”.

Para Silvio Ferreira, secretário-geral do Sindicato, o acordo com a Toyota demonstra a capacidade da entidade em enfrentar os desafios e defender a categoria. “Nosso compromisso é agir da maneira certa nos momentos de crise, garantindo condições para as empresas se organizarem e, ao mesmo tempo, não deixar que os trabalhadores sejam prejudicados, mantendo os postos de trabalho, salário e bônus financeiro em situações como essas”.

Em 2021, outro acordo do gênero foi negociado pelo Sindicato. À época, a planta de Sorocaba, onde são produzidos os modelos para exportação do Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios, precisou paralisar a produção e os metalúrgicos não tiveram prejuízo com a suspensão dos trabalhos.

Da Redação, com informações do site do SMetal

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast