POR UM PARLAMENTO SEM RACISMO

Guia é lançado pela Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial

A Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, presidida pelo deputado Luiz Alberto (PT-BA), lançou nesta quarta-feira (13), o guia “Por um Parlamento sem Racismo”. A publicação é uma iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O guia é um dos eixos da campanha da Unicef “Por uma infância sem racismo” e homenageia o mês da consciência negra.

Para Luiz Alberto, o guia é fundamental porque traz temas que vão contribuir para que os parlamentares do legislativo federal, estadual e municipal façam o debate sobre os impactos do racismo na sociedade brasileira.

“É importante disseminar no Legislativo alguns conceitos, definições, depoimentos, legislações em relação à desigualdade racial e ao combate ao racismo. Essa iniciativa tem como objetivo alertar os parlamentares para essa agenda, para esse processo de discussão e formulação de políticas públicas que atendam os afrodescendentes do País”, avaliou Luiz Alberto.

O coordenador da Frente lembrou que o Poder Legislativo tem um papel preponderante na interlocução e formulação de políticas que busquem a promoção da igualdade racial.  Nessa perspectiva, o petista lembrou-se do projeto de lei do Executivo que reserva 20%  das vagas do serviço público para negros.

Para ele, inciativas como esta são importantes porque promovem a inclusão desse conjunto da população brasileira.

Luiz Alberto é autor da proposta de emenda a Constituição (PEC 116/11) que reserva vagas na Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal, por cinco legislaturas, para parlamentares negros. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou na última semana, a admissibilidade da proposta.

Benildes Rodrigues