Por unanimidade, Graça Costa é eleita presidenta do DIAP

Dirigente sindical experiente e membro da direção nacional da CUT, ela foi eleita por unanimidade para substituir Celso Napolitano, que abriu mão do cargo

Divulgação

Sindicalista Graça Costa foi eleita como nova presidenta do DIAP

A dirigente sindical Maria das Graças Costa, conhecida no meio sindical como Graça Costa, foi eleita por unanimidade no dia 28 de outubro  como presidenta do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Não houve disputa, já que o então presidente, professor Celso Napolitano, com vários mandatos na presidência do órgão, abriu mão da sua recondução ao cargo.

Graça Costa é a atual secretária de Organização e Política Sindical da CUT e exercia também o cargo de vice-presidenta do DIAP. Cearense da cidade de Quixada,  ela é servidora pública municipal na cidade e também, historiadora e professora. Como o DIAP tem caráter amplo, unitário e consensual, todas as centrais sindicais estão representadas na direção do órgão.

Ela destacou a importância do órgão técnico para o movimento sindical pelo trabalho reconhecido há mais de 3 décadas no Congresso Nacional e se comprometeu a enfrentar os desafios da atual conjuntura que afeta o mundo do trabalho, além dos problemas originados pela reforma trabalhista..

Desde a fundação do DIAP, em 1983, Graça Costa é a primeira mulher a assumir o principal cargo da entidade técnica.

Em sua trajetória sindical,  Graça Costa presidiu o Sindsep de Quixadá (1994-2001) por 2 mandatos e também foi tesoureira (2004-2008) do sindicato. Também atuou na Confetam-CUT (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal); presidiu a confederação por 2 mandatos e, ainda, como tesoureira da entidade geral, cuidou das finanças da instituição.

Da Redação, com DIAP

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast