Pré-candidata a vereadora e secretária de mulheres do PT-SP é detida pela PM de Tarcísio

Na manhã desta quinta (14), Fernanda Curti foi detida e autuada pela PM enquanto negociava para evitar uma reintegração de posse no Jardim das Oliveiras, em Guarulhos; companheira foi solta à tarde

Divulgação X

Fernanda Curti, secretária estadual de mulheres do PT/SP

É estarrecedor testemunhar a truculência da Polícia Militar do estado de São Paulo sob a gestão do bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). Na manhã desta quinta-feira, 14, a companheira Fernanda Curti, secretária estadual de mulheres do PT de SP e pré-candidata a vereadora em Guarulhos, foi detida e autuada pela PM enquanto negociava para evitar uma reintegração de posse no Jardim das Oliveiras, em Guarulhos (SP). No momento do ocorrido, havia crianças, idosos, e famílias inteiras sendo atacadas durante uma manifestação pacífica, onde as pessoas lutam por moradia.

Em vídeos publicados nas redes sociais da companheira, é possível ver a intolerância policial com o uso de bombas contra cidadãos e cidadãs desarmadas. “Estão me levando para o 9° Departamento de Polícia. Trocaram as delegacias para cansar e atrasar a chegada dos advogados! Queriam que eu fosse no porta-malas da viatura, levada como uma criminosa. Não basta tomar a casa das pessoas de forma autoritária e ilegal, tem que humilhar”, disse a Curti.

As mulheres do PT contestam a alegação de que a companheira estava obstruindo vias e depredando patrimônio público. A liberdade de defender aquilo que se acredita é legítimo dentro de uma sociedade democrática.

No começo da tarde, a companheira Fernanda foi liberada.

Nos últimos meses, o Brasil e o mundo têm assistido à escalada da violência no estado de São Paulo, liderada por Tarcísio, um notório defensor de métodos truculentos. Exemplo claro é que neste mês, em 8 de março, período que marca o Dia Internacional da Mulher, o governador foi denunciado junto ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pela escalada da letalidade policial no estado. Atualmente está em curso uma das operações consideradas mais letais na Baixada Santista.

Ao ser informado, o bolsonarista ironizou a denúncia: “Temos muita tranquilidade com relação ao que está sendo feito (na Baixada Santista). A pessoa pode ir para a ONU, para a Liga da Justiça, para o raio que o parta, eu não estou nem aí.”

PT tem sido alvo de diversas violências no estado SP

É fundamental relembrar que, no dia 5 deste mês, a companheira Rai de Almeida (PT-SP) recebeu, em plena semana do 8 de março, uma mensagem endereçada ao seu e-mail institucional na Câmara Municipal de Piracicaba (SP), com ameaças de morte, estupro e tortura.

Outro violento fato cometido contra o PT de São Paulo foi o ato de vandalismo contra sede da Federação Brasil da Esperança, um dia após ser inaugurada, na cidade paulista de Arujá, na Região Metropolitana de São Paulo.

Esses ataques recorrentes ao maior partido da esquerda latino-americana são apenas coincidências?

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras segue firme na busca da liberdade da companheira Curti. Exigimos também que cessem os ataques às companheiras do nosso partido, bem como a toda e qualquer agremiação partidária. Este é um ano eleitoral, devemos ter segurança para os debates que faremos para que tenhamos uma eleição democrática com paz.

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Secretaria Estadual de Mulheres do PT de São Paulo