“Precisamos reconstruir o Brasil por meio da atuação política”, diz Gleisi
A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, falam sobre a luta das mulheres
Publicado em
Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Partido dos Trabalhadores (PT) programou um dia especial de debates e mensagens sobre a importância da luta social, política e econômica pelos direitos fundamentais e constitucionais das mulheres de todo o Brasil e do mundo.
A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, ressalta que vivenciamos um momento em que está nas mãos das mulheres fazer o enfrentamento da política de destruição, do ódio e da violência do governo de Jair Bolsonaro.
“Precisamos reconstruir o Brasil. Temos sofrido todo o impacto dessa política seja na questão do custo de vida, na sustentação das nossas famílias e filhos, em relação à violência e ao preconceito. Temos de nos voltar para a política e para o debate de como mudamos as coisas, por meio da atuação política”, enfatiza Gleisi.
Assista, na íntegra, a mensagem da presidenta do PT:
Bolsonaro Nunca Mais
Na abertura da programação especial do Jornal Rádio PT, a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, falou sobre os atos que acontecem em todo o país nesta terça-feira “Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais, Por um Brasil sem machismo, racismo e fome” e sobre as perspectivas de mudanças por meio das próximas eleições.
Anne destacou os governos de Lula e Dilma como fundamentais na formulação e execução de políticas públicas para as mulheres e afirmou é possível o Brasil mudar com o combate à violência de gênero e ao preconceito.
“Estamos em um processo unificado com todas as mulheres, com os movimentos feministas, e partidos políticos na perspectiva de derrotar um governo que destruiu tudo e declarou ser inimigo principal de todas as mulheres”.
Fátima Bezerra (PT/RN), única governadora mulher do Brasil, falou sobre a importância do Dia Internacional da Mulher para renovar as esperanças e fazer avanços na luta pelos direitos das mulheres.
O pioneirismo das mulheres do Rio Grande do Norte na história da emancipação política foi destaque na fala de Fátima. Ela falou sobre o protagonismo das mulheres no governo do Estado, que em sua visão é um “Estado de Mulheres Fortes”, com presença na política. O RN também foi onde registrou o primeiro voto feminino no Brasil.
A parlamentar disse ainda que é importante refletir sobre os motivos que levaram somente a uma mulher, em 27 estados da Federação, ser eleita como governadora.
“Tem algo errado. Somos mais da metade da população, não nos falta capacidade, lucidez, clareza, coragem, sabedoria e preparo. Por que somos tanto na presença populacional e tão poucas ainda nos espaços de poder?”
Assista a programação especial inteira da manhã desta terça-feira, dia 8 de março:
Da Redação