Presidente francês adianta: Bolsonaro dificulta acordo com Mercosul

Após mal-estar com o Egito, novo governo pode azedar comércio com a União Europeia. “Não assinarei tratados sem respeito ao acordo de Paris” declarou

EBC/Reprodução

Depois do mal-estar com o Egito, o direitismo delirante de Jair Bolsonaro pode azedar as relações do Mercosul com a Europa. O presidente Emmanuel Macron, da França, adiantou que o futuro da parceria está ameaçado pelas posturas do novo presidente em relação ao meio-ambiente.

O assunto foi tema de um encontro bilateral entre Macron e o presidente argentino Mauricio Macri antes da Cúpula do G20, que acontece nas sexta (30) e sábado (1º) em Buenos Aires. O evento reúne líderes das maiores economias do mundo.

Macron defendeu que o Mercosul se “posicione” em relação aos novos ventos políticos no Brasil e afirmou que a França é contra firmar acordos de longo prazo com países que não respeitem o acordo de Paris – o mesmo que Bolsonaro alardeia que o Brasil não firmará.

“Não sou a favor de que se assinem acordos comerciais com potências que não respeitem o Acordo de Paris. Tenho pedido a minhas empresas que se adaptem e não assinarei tratados com países que não o façam ou não o respeitem”, completou.

Bolsonaro e seu futuro ministro das Relações Exteriores manobraram para que o Brasil desistisse de sediar a COP-25, a maior conferência mundial sobre o clima. O chanceler de Bolsonaro já disse várias vezes que a questão climática é um “dogma marxista”.

Da Redação Agência PT de Notícias, com informações da Agência EFE

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast