Privatizar o setor elétrico trará danos ao País, alerta Paulão

Deputado lembra dos problemas causados pela venda das distribuidoras durante os governos de FHC e que Lula deixou legado ao universalizar energia

Gustavo Bezerra

Deputado Paulão (PT-AL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado federal Paulão (PT-AL), tem alertado a população sobre os danos que a privatização do setor elétrico pode causar ao Brasil. Com o argumento de que é preciso reduzir o déficit fiscal e fazer caixa para o próximo ano, o governo ilegítimo de Michel Temer enviou ao Congresso Nacional a medida provisória (MP 814/17) que altera o atual modelo do setor elétrico brasileiro.

O governo golpista quer privatizar o setor elétrico. Quando Temer anuncia que vai vender o setor pelo valor médio de 30 bilhões de reais ele está entregando quase de graça um setor que vale pelo menos 370 bilhões de reais. Paulão questiona: “Quer dizer, então, que o restante do dinheiro foi para o golpe?”.

Paulão lembrou do triste episódio protagonizado pelo então governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que governou o Brasil por oito anos e uma das ações perversas foi privatizar o setor elétrico. “A maioria das empresas distribuidoras foi privatizada. E qual foi a consequência disso? Apagão, blecaute e corte de energia”, criticou Paulão.

Na contramão dessa sanha entreguista dos governos do PSDB e do governo golpista, Paulão lembrou do desempenho do setor elétrico durante os governos Lula e Dilma. Segundo ele, Lula renovou as concessões e aumentou a capacidade instalada de energia, fundamental para se atrair investimentos de novas empresas.

De acordo com o parlamentar alagoano, quando Lula assumiu o governo, criou o Programa Luz para Todos – universalizando a energia, “o que só uma empresa estatal poderia fazer, e levando-a aos recantos mais longínquos, principalmente na zona rural”.

Paulão conclamou a população para estar atenta às investidas de Temer que violam direitos e a soberania do País. “É necessário o engajamento não só dos trabalhadores, mas da sociedade. O projeto do governo golpista de Temer é de lesa-pátria para o povo brasileiro”, afirmou.

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast