Profissionais de Enfermagem vão às ruas contra suspensão do piso salarial

Entidades da categoria convocaram a massa para contestar, nesta sexta-feira (9), decisão de ministro do STF. “Os enfermeiros conquistaram a duras penas esse direito”, lembra Fabiano Contarato

Federação Nacional dos Enfermeiros não descarta uma greve geral contra decisão de Barroso (Foto: Sergio Lima)

Profissionais de Enfermagem vão às ruas para protestar contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu por 60 dias a lei do piso salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. Reunidas no Fórum Nacional da Enfermagem, as entidades representativas da categoria estão convocando os profissionais para atos nesta sexta-feira (9/9), em todas as capitais.

As entidades de classe também promoverão mobilizações em redes sociais para discutir e pedir celeridade aos projetos que apontem fontes de financiamento para a saúde. A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, não descarta uma greve geral contra a decisão “monocrática e aterradora” de Barroso.

LEIA MAIS: Eleitores vão escolher entre desmonte e cuidado com a Saúde

“O que nós não podemos dizer é que essa decisão não traz uma indignação às categorias, que inclusive já estão se mobilizando para a possibilidade de uma paralisação geral em todo o Brasil diante do desrespeito à luta histórica de enfermagem brasileira”, afirmou Shirley ao Brasil de Fato.

Solange Caetano, do Fórum Nacional da Enfermagem, acrescenta que a liminar de Barroso não questiona a constitucionalidade do piso, mas aponta a ausência de fontes de custeio. As entidades, diz ela, vão dialogar com os ministros do STF para que tenham maioria quando a pauta for para o plenário da Corte.

LEIA MAIS: Bolsonaro quer desviar verba da Saúde para o orçamento secreto

Autor do projeto de lei (PL) 2.564/2020, que institui o piso salarial, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) também lamentou a decisão de Barroso. Ele anunciou em suas redes sociais que irá ao STF na tarde desta terça-feira (6), acompanhar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em reunião com o ministro do STF.

“Os médicos têm piso salarial QUATRO vezes maior, e o Judiciário jamais vetou esta medida. Os enfermeiros conquistaram a duras penas esse direito por decisão do Poder Legislativo e do Poder Executivo, em ampla e democrática mobilização”, destacou Contarato em postagem anterior.

Nesta segunda, a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, divulgou nota oficial do partido em apoio aos profissionais de Enfermagem. “É imensa a indignação que nos atinge ao ver frustrado o pagamento desse direito, por decisão judicial monocrática que atende interesses privados, em detrimento dos profissionais de Saúde e do bom atendimento à população”, afirma o texto.

LEIA MAIS: Gleisi: “Suspensão do piso de enfermagem é medida injusta”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast