Projeto defende restituir participação popular da Fundação Palmares

Projeto aprovada pela Comissão de Cultura da Câmara objetiva derrubar portaria que extingue sete órgãos colegiados da instituição

Site do PT

Comissão de Cultura da Câmara aprova projeto que derruba portaria da Fundação Cultural

Em resposta aos inúmeros ataques e retrocessos do governo de Jair Bolsonaro, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 16, o Projeto de Decreto Legislativo 83/2020, que visa derrubar a portaria nº 45, apresentada em março deste ano pelo Ministério do Turismo/Fundação Cultural Palmares. O documento extingue sete órgãos colegiados da instituição, o que impossibilita a participação da sociedade civil nos processos de formulação de políticas públicas relacionadas à competência da Fundação Cultural Palmares.

Conforme a portaria, foram excluídos o Comitê Gestor do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, a Comissão Permanente de Tomada de Contas Especial, o Comitê de Governança, o Comitê de Dados Abertos, a Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável, a Comissão Especial de Inventário e de Desfazimento de Bens e o Comitê de Segurança da Informação.

O documento também exonera funcionários do Comitê Gestor do Parque Memorial Quilombo dos Palmares e do Comitê de Dados Abertos.

A deputada Benedita da Silva (PT/RJ), relatora do PDL 83/2020, destacou a importância desses órgãos e profissionais para a formulação de políticas públicas relacionadas à Fundação Cultural Palmares.

“Defendo a existência desses órgãos porque eles fortalecem a construção das decisões coletivas e a democracia em nosso país, e exclui-las demonstra uma atitude autoritária e antidemocrática ao descumprir a Lei nº 7.668, de 22/08/1988, que criou a Fundação Cultural Palmares”.

Para o secretário Nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares, é fundamental os órgãos colegiados garantirem a prestação de contas dos atos dos gestores à sociedade.

“Iniciativa da maior importância da deputada Benedita Silva. Esses órgãos colegiados garantem a prestação de contas dos atos dos gestores da instituição à comunidade cultural. Em relação à Palmares, é ainda mais fundamental dado o descalabro da gestão atual, usada para afirmar o racismo e a exclusão da população negra e de seu legado cultural”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast