Pronatec Cultura é ampliado para 2015

Número de vagas para formação profissional na área cultural deve dobrar, este ano

Durante os anos de 2013 e 2014, o Pronatec Cultura ofereceu 31.667 vagas, ocupadas por 7.384 estudantes de 275 municípios de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal. Para 2015, os Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), juntos com as secretarias de educação dos estados e municípios, vão oferecer mais 62.315 vagas.

Segundo a diretora de Educação e Comunicação para a Cultura da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Juana Nunes, a implementação do Pronatec Cultura deu um salto na capacitação de artistas e profissionais da cultura, sejam trabalhadores formais, informais ou microempreendedores.

“Consolidou na agenda política do Ministério da Cultura a formação técnica e profissional, como uma de suas ações estratégicas”, anotou a diretora, no site da pasta.

Entre os cursos mais demandados, desde a implementação dessa modalidade de Pronatec, estão os de agente cultural, artesão de artigos indígenas, artesão de biojoias, pintura em tecido, bordado à mão, produção cultural, costureiro, desenhista de moda, disque-jóquei, editor de vídeo, editor de projeto visual gráfico, fotógrafo, figurinista, maquiador cênico, modelista, músico de banda, operador de câmera, operador de computador e organizador de eventos, entre outros.

O município de São Paulo e o estado do Rio de janeiro são os que mais demandaram o Pronatec Cultura. Em SP, desde agosto de 2013, 1,2 mil pessoas frequentaram os cursos de formação inicial e continuada. Em 2015 serão abertas 2,5 mil vagas.

No Rio de Janeiro, apenas no segundo semestre de 2014, foram abertas 1,6 mil vagas em 18 municípios, para cursos de fotógrafo, sonoplasta, operador de câmara, editor de vídeo, editor de projeto visual básico, costureiro, artesão de pintor em tecidos e aderecista.

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego foi criado em 2011 com o objetivo de ampliar, interiorizar e democratizar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional. Até 2014 foram registradas 9,3 milhões de matrículas. Para a fase 2015-2018, do programa, serão oferecidas 12 milhões de vagas.

Sob a coordenação do MEC estão 15 ministérios identificados como os entes demandantes. Em suas áreas específicas de atuação, esses entes mapeiam nos estados e municípios as demandas por formação profissional.

Na outras ponta estão os entes ofertantes, que são os institutos federais de educação (IF), as unidades de serviços nacionais de aprendizagem, como Senac e Senai, e as escolas de ensino médio que possuem educação profissional.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast