Protestos regridem e militância toma as redes sociais

Militantes do PT pautaram os assuntos mais relevantes debatidos nas redes sociais

Enquanto os protestos minguavam nas ruas, neste domingo (12), simpatizantes de Dilma Rousseff e militantes do PT mobilizaram as redes sociais e tornaram a hashtag #AceitaDilmaVez a mais comentada no País. O tema ocupou lugar de destaque nos trending topics (TT) do Twitter no Brasil a partir das 13h e chegou a ser o segundo tema mais debatido no mundo.

A mobilização dos internautas foi tão intensa que, no fim da tarde, cerca de 100 novos tweets por minuto foram lançados ao microblog em apoio à presidenta. Por outro lado, nas ruas a mobilização reuniu cerca 240 mil pessoas, segundo estimativas das polícias militares. O total representa um décimo do número de pessoas registradas pelas polícias militares em 15 de março

O vice-presidente nacional e coordenador das redes sociais do Partido dos Trabalhadores, Alberto Cantalice, parabenizou em seu perfil os usuários que apoiaram o partido pelo microblog. “Militância do PT e apoiadores do Governo Dilma deram uma grande contribuição à democracia atuando intensamente nas redes”, afirmou.

A cantora e deputada estadual, Leci Brandão (PCdoB), por exemplo, manifestou sua opinião usando a tag em seu perfil e pediu para que o povo se unisse independente do partido. “Precisamos nos unir pelo bem de todo o povo brasileiro”, disse ela que incentivou o povo ir às ruas contra a terceirização dos trabalhadores.

O usuário ‏@galaxyranger81 ironizou o pequeno número de manifestantes nas ruas. “O gigante acordou, foi protestar do lado dos empresários e agora descobriu que poderá perder o emprego”, fazendo referência ao Projeto de Lei 4330, a favor da terceirização, que teve seu texto-base aprovado na semana passada.

Na mesma linha, Ricardo Pereira observou que não havia nenhuma faixa contra a terceirização nas ruas. “É manifestação de patrão e puxa-saco, não de trabalhador”, afirmou.

A adesão dos que apoiam o governo e a presidenta Dilma nas redes sociais durante os dias que antecederam as manifestações do dia 15 de março não foi diferente.

Usada pelos movimentos sociais e pelas centrais sindicas, #Dia13DiadeLuta se manteve entre os dez assuntos mais comentados do Twitter.

Junto a ela, a tag #DomingoEuNaoVouPorque explicava os motivos para não aderirem às manifestações previstas para o domingo seguinte. A mobilização ocupou a lista mais desejada da rede social e dividiu atenção com os protestos.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias