PT 44 anos: Lucinha Barbosa e Francimar Melo celebram a diversidade do partido

A secretária nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT e o presidente do PT no Maranhão foram os entrevistados do Jornal PT Brasil nesta quarta-feira

Divulgação

Para Lucinha Barbosa e Francimar Melo, proximidade com os vários movimentos sociais fortalece o PT

Dando continuidade à celebração dos 44 anos do partido, que se completam em 10 de fevereiro, o Jornal PT Brasil ouviu, nesta quarta-feira (31), duas figuras importantíssimas na história da legenda: Lucinha Barbosa, hoje secretária nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, e Francimar Melo, atual presidente do PT no Maranhão.

“A grande fortaleza do nosso partido é a capacidade de estar nos diversos espaços institucionais e também lá no bairro, na igreja, no assentamento, no quilombo. Essa grande militância que compõe o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras é a junção de todas as lutas populares e organizações sociais, uma grande simbiose, demandando pauta e botando a cara para construir políticas públicas”, avaliou Lucinha Barbosa, primeira a ser entrevistada.

Segundo a secretária, um ponto fundamental da identidade do PT é justamente a junção de todas as lutas de movimentos populares, setoriais e organizações sociais, desde o nascimento do partido, que surgiu da união de lideranças e personalidades que faziam o enfrentamento e se opunham à ditadura militar.

“Elas se uniram em diversas frentes, sindicatos rurais e urbanos, movimentos estudantis, militantes da base, das igrejas, da Teologia da Libertação, e decidiram fundar esse grande partido”, lembrou. Assim, o PT “formatou” a cara das diversas pautas dessas organizações. “O PT nasce justamente para dar conta dessa voz em outro espaço, que é o espaço institucional”, afirmou.

LEIA MAIS: “O PT está vivo porque está no coração do povo”, diz Gleisi

A institucionalização, no entanto, não fez o PT se distanciar das lutas sociais. “Às vezes é até difícil de você decidir até que ponto é mais movimento social e quando é que deixa de ser isso para ser partido. A gente fica se olhando e se perguntando: o que é esse nosso partido?”, apontou Lucinha, ressaltando não ter dúvidas de que essa característica foi fundamental para o enfrentamento dos ataques recentes e a vitória em 2022 do presidente Lula. “E ela nos credencia a fazer uma grande construção para frente, para mais 44 anos”, observou.

Eleições 2024 são antessala de 2026

Repetindo fala da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Lucinha também concorda que as eleições de 2024 serão a antessala das eleições presidenciais de 2026. Por isso, há um processo de provocação às organizações populares e sindicais no sentido de fortalecer o governo Lula na construção de políticas públicas.

“O processo eleitoral é um grande momento da gente fazer a mobilização popular, o debate com o conjunto da sociedade rumo a um projeto de nação pelo qual lutamos e com o qual sonhamos. É momento de divulgar as nossas principais bandeiras”, disse, ao apontar a importância das organizações entrarem na disputa com os quadros políticos e com a militância preparada para fazer o enfrentamento “dessa extrema direita que construiu um caos social no Brasil”.

A eleição municipal, analisou, é um momento importantíssimo onde se chega “na viela, no assentamento, no quilombo, na aldeia para debater ideias, mas sobretudo para construir candidaturas com a nossa cara para as câmaras municipais e prefeituras, defendendo as nossas bandeiras para derrotar esse projeto do medo e do ódio”.

Lucinha tem muitas expectativas para 2024 e prevê muitas mobilizações, a começar por 5 de fevereiro, com um grande seminário construído pelas frentes Brasil Sem Medo e Frente Brasil Popular em São Paulo. Realizado no espaço do Armazém do Campo, o evento reunirá todas as organizações populares para criar os calendários de luta.

Em março haverá grandes atividades do mês das mulheres e, em seguida, o Abril Vermelho do MST e dos movimentos sociais. “É um ano que promete muito. Vamos construir grandes lutas no campo, com nossos povos originários, a reforma agrária, avançar a luta dos quilombos para fazer o governo Lula e o nosso ministro Paulo Teixeira avançarem nessas pautas de construção de uma vida melhor no campo, de produção saudável, de preservação do nosso meio ambiente.”

Um partido plural

Também entrevistado no Jornal PT Brasil desta quarta-feira, o presidente do PT do Maranhão, Francimar Melo, também ressaltou a diversidade do partido como uma de suas maiores forças. “O PT é muito plural, vai desde o homem do campo até os intelectuais, do profissional liberal aos empresários, todos os segmentos estão nesse partido e por isso somos muito fortes”, salientou.

“O PT vem do anseio da população brasileira. Lula e a presidenta Dilma cumpriram um papel estratégico e, junto com toda militância, fizeram a construção e o fortalecimento da democracia”, assinalou, reforçando que o governo do presidente Lula de fato representa o anseio de movimentos populares, sociedade organizada, juventude, mulheres, movimentos LGBT e outros.

Francimar destacou que, desde que o PT governou o Brasil, a vida do povo maranhense mudou para melhor devido a políticas públicas como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família (que beneficia mais de 1 milhão de maranhenses), PAC, aumento da oferta de emprego e, no caso do Maranhão, o PPA indígena.

“Se você dialogar com o nosso povo vê o quanto tudo mudou. Os filhos e trabalhadores hoje estão indo para universidade”, comemorou. Ao citar a redução do preço da gasolina, que chegou a quase R$ 8,00 e agora está em R$ 5,00, ele afirmou: “Nós que andamos por este estado, vemos o grau de felicidade desse povo, o quanto a vida mudou”.

Por isso, o PT estadual está conversando com os diretórios e os incentivando a lançar o maior número possível de candidaturas majoritárias. Muitas vitórias serão colhidas pelo PT em 2024, acredita.