PT Câmara: regulamentação da Reforma Tributária vai gerar renda ao povo brasileiro

Proposta do novo sistema tributário tem a marca do governo Lula, que é a distribuição de renda, apontam parlamentares do PT

Mario Agra/Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara debate a Reforma Tributária desde às 10h desta quarta-feira (10)

Deputados e deputadas federais do PT afirmaram nesta quarta-feira (10) que a implementação da Reforma Tributária vai beneficiar todo o país, principalmente a parcela mais pobre da população. Durante o processo de votação do Projeto de Lei Complementar (PLP 68/24) – que regulamenta a Reforma Tributária – os parlamentares enalteceram em pronunciamentos no plenário da Câmara.

Além da simplificação do sistema tributário, o maior avanço deve vir com a devolução de impostos para consumidores de baixa renda, e na compra de gás de cozinha e pagamento de contas de água e energia, além da isenção total de tributos em produtos da cesta básica.

Leia maisA reforma tributária é moderna, progressiva e tem cashback, por José Guimarães

O deputado Bohn Gass (PT-RS) ressaltou que a simplificação de impostos – com adoção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) em substituição do IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS – por si só, já atende anseios históricos de simplificação do sistema tributário brasileiro, um dos mais caóticos do mundo. No entanto, o petista ressaltou que o consumidor mais pobre será o maior beneficiado.

“Todos nós, há muitos anos, queríamos uma desburocratização, uma simplificação, uma justiça tributária, fazendo com que as pessoas mais pobres pudessem consumir e não pagar tão caro por seus tributos. Isso está contemplado nesse processo”, disse.

Já o deputado Rogério Correia (PT-MG) criticou parlamentares bolsonaristas que, ignorando os avanços sociais da Reforma Tributária, discursaram contra o projeto de regulamentação da matéria.

Leia maisPetistas apoiam regulamentação da reforma com redução da carga tributária

“Já se fala em Reforma Tributária há 50 anos. Muitos tiveram oportunidade de pelo menos tentar fazer a Reforma Tributária. Essa reforma precisa ser feita para dividir renda. Por isso ela tem cashback, para as camadas de baixa renda. Finalmente chegamos à possibilidade de aprovar a Reforma Tributária, que não é a dos nossos sonhos, porque precisamos taxar os super-ricos, mas isso tem que ser feito sem tirar dos aposentados, como já foi feito, dos servidores públicos e dos mais pobres. É por isso que o bolsonarismo está contra (a regulamentação da reforma). Era de se esperar”, observou.

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) ressaltou que, diante dos avanços contidos na Reforma Tributária, não existe justificativa para rejeitá-la.

“E nada melhor para fazer inclusão social neste País do que o povo pobre ter isenção e, através do cashback, o retorno do que ele paga na hora de comprar o gás, na hora de pagar a luz e o que se refere ao saneamento básico, que é essencial para a sobrevivência dos nossos cidadãos brasileiros. Nesse sentido, não há por que não aprovarmos essa reforma hoje. Nós temos pressa, o povo brasileiro tem pressa, o Brasil tem pressa”, reiterou.

Distribuição de renda

Em defesa da regulamentação da reforma, a deputada Erika Kokay (PT-DF) destacou que a proposta do novo sistema tributário tem a marca do governo Lula, que é a distribuição de renda.

“Não é um governo que está de costas para o povo brasileiro. É um governo que aumentou, deu ganho real para o salário mínimo; que, em pouco tempo, tirou milhões de brasileiros e brasileiras da situação de fome; que, em verdade, está fazendo com que o Brasil retome suas cadeias produtivas, com um projeto inclusive de industrialização. Nós estamos diminuindo as desigualdades, que, eu diria, é um problema que perpassa várias relações sociais. Dizia Celso Furtado que cabe ao Estado enfrentar os problemas nacionais. E nós estamos enfrentando os problemas nacionais”, observou a petista.

As deputadas Carla Ayres (PT-SC), Dandara (PT-MG) e Reginete Bispo (PT-RS) e os deputados petistas Alfredinho (SP),  Helder Salomão (ES)Kiko Celeguim (SP),  Nilto Tatto (SP) Patrus Ananias (MG) e Zé Neto (BA), também discursaram em defesa da regulamentação da Reforma Tributária.

Do PT Câmara