PT chama Braga Netto para explicar fuga de Olavo de Carvalho

O deputado Jorge Solla (PT-BA) protocolou requerimento de convocação para que o ministro da Defesa explique qual foi a participação da FAB na saída repentina de Olavo do país

Gabriel Paiva/Arquivo

Deputado federal Jorge Solla

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) protocolou, nesta segunda-feira (22), na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara, um requerimento de convocação do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, para explicar a utilização de avião da FAB por Olavo de Carvalho – ex-guru do presidente Jair Bolsonaro – para deixar o País.

Na justificativa, o deputado argumenta que notícias veiculadas na imprensa, na última quinta-feira (18), revelam que o influenciador bolsonarista Olavo de Carvalho saiu do País, de maneira imprevista, “após a Polícia Federal intimá-lo para depor no inquérito que investiga a existência de ‘milícias digitais’ utilizadas para enfraquecer as instituições democráticas brasileiras”.

Segundo Jorge Solla, na terça-feira (16), Olavo de Carvalho apareceu no seu canal do Youtube no cenário tradicional, a biblioteca da casa de Olavo, e informa que estava em terra estadunidense: “Estou em casa, a mesma de sempre. A história é muito breve: eu estava no hospital e me ofereceram um voo repentino. Eu fui, entrei no avião e viemos para cá”, contou o guru bolsonarista, ao se referir à “carona” no voo enviado aos Estados Unidos para buscar o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

“Vamos embora”

Ainda segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar petista, o ex-amigo de Bolsonaro afirmou que não ficaria no Brasil “sentado esperando” que o convoquem. “Eu falei não vou ficar aqui sentado esperando que eles me convoquem um dia. Se apareceu a oportunidade de ir embora, vamos embora”, ironizou Carvalho.

Solla espera que Braga Neto explique e esclareça as lacunas que essa história apresenta. Uma delas, segundo o parlamentar, diz respeito a esse voo que “caiu do céu”. De acordo com o deputado, Olavo de Carvalho teria fugido do Brasil a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), enviado aos Estados Unidos para ser utilizado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O deputado disse ainda, que essa história foi publicada em uma rede social da escritora Daniela Abade, que narrou o passo a passo da suposta viagem (acesse a postagem abaixo). A comissão deve deliberar, nesta terça-feira (23), sobre o requerimento apresentado por Solla.

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast