Nota de Repúdio
A Coordenação da Macrorregião do PT / Ribeirão Preto, através da sua Executiva, vem demonstrar seu repúdio e se solidarizar com a companheira professora Marienne Guioto, presidenta do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Nuporanga (SP), além de familiares e da militância da legenda. Ela foi alvo de ataques na madrugada de domingo, quando sua residência foi atingida por bombas. Vídeo gravado por câmeras de segurança mostram que o atacante, mesmo encapuçado, foi flagrado entrando em uma viatura da Polícia Militar.
Nestes tempos de ódio e intolerância, de crise econômica e principalmente sanitária e de saúde, causada pelo COVID 19 e, que tem ceifados tantas vidas, no Brasil e no mundo, não podemos compactuar com esses atos, principalmente quando parte da própria Polícia Militar.
Sabemos que a corporação tem bons policiais. A instituição tem o dever constitucional de zelar pela segurança das pessoas, exercendo função eminentemente civil, responsabilidade com a cidadania e a promoção dos direitos humanos.
Temos acompanhado com muita apreensão os recentes acontecimentos nas grandes cidades, principalmente em São Paulo. Há cenas de violência, crimes e agressões, de policiais militares e milícias, também gravados por câmeras de segurança, assim como vídeos gravados por populares.
Muitos destes ataques são feitos contra jovens, pretos e pobres das periferias, na sua maioria inocentes e que pagam muitas vezes com a própria vida.
O governador João Dória, que tem agido de forma tímida. Agora pressionado fala em reduzir a violência policial e retreinar a tropa, composta hoje por 120 mil policiais, tanto na questão do aparato, assim como na forma de abordagem, reforçando o respeito pelos direitos humanos.
Exigimos que estes casos e principalmente o que ocorreu em Nuporanga, contra a companheira Mariene Guioto, sejam apurados de forma imparcial e que os responsáveis sejam punidos com todo o rigor da lei, tanto pela Corregedoria da Polícia Militar e se for o caso no âmbito civil e criminal.
Coordenação do PT da Macrorregião de Ribeirão Preto