PT define tática para as eleições e diretrizes do programa de governo

Temas serão debatidos durante Encontro Nacional em São Paulo

O Secretário-Geral do PT, Geraldo Magela explica a pauta do Encontro Nacional. Foto: Arquivo

Com objetivo de debater as estratégias para as eleições de 2014 e a aprovar diretrizes do Programa de Governo de Dilma Rousseff, o Partido dos Trabalhadores realiza nos dias 2 e 3 de maio, em São Paulo, o 14º Encontro Nacional.

“Nesse encontro nós vamos decidir a tática eleitoral que o PT adotará nas eleições para estabelecer qual será os limite das nossas alianças e qual será a nossa prioridade que, certamente, será reafirmado com a reeleição da presidenta Dilma”, explicou o secretário Geral Nacional do Partido, Geraldo Magela.

O evento, que terá início na manhã da sexta-feira (2), será aberto oficialmente à noite, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Um dos temas que serão abordados na discussão é à composição das alianças com outras legendas. Magela informou que o partido deliberou no Congresso Nacional do PT que optará por coligações que dão sustentação ao Governo Federal. “Estamos excluindo o DEM, PSDB e o PPS que são partidos que, sistematicamente, se posicionam em oposição ao nosso projeto nacional”, justificou.

Geraldo Magela explica a pauta do Encontro Nacional. Foto: Arquivo

O encontro será realizado no Centro de Convenções Anhembi. São esperados  800 delegados e delegadas e seus respectivos suplentes eleitos no Processo de Eleição Direta (PED) de 2013. Todos terão direito a voz e voto na discussão e aprovação dos textos de Tática e Estratégia Eleitoral e de Diretrizes do Programa de Governo Dilma.

Também participarão do Encontro Nacional membros do Diretório Nacional, ministros(as) e secretários(as) de Estado, senadores, deputados(as) federais, prefeitos(as) de capitais, governadores(as) e vice-governadores(as) e a diretoria da Fundação Perseu Abramo.

Convidados e observadores, como  representantes dos movimentos sociais, de instituições da sociedade civil e de partidos políticos, inclusive internacionais, por exemplo, não terão direito a voz e nem a voto nos textos apresentados.

Por Fabrícia Neves, da Agência de Notícias do PT