PT do Piauí realiza encontro de comunicação pelos 39 anos do PT e Lula Livre

“O período pós-eleitoral tem sido intenso para a comunicação. Existe a necessidade de compreender as relações entre disputa de rumos para o país e a luta de ideias e valores através dos meios de comunicação, explica Carlos Árabe

Em busca de incentivar, ampliar e qualificar o debate em torno da comunicação do Partido dos Trabalhadores, a Secretaria Nacional de Comunicação tem incentivado que os estados realizem encontros e debates em torno da comunicação.

Desde a realização do Conferencia Nacional de Comunicação Lula Livre – em abril de 2018 – o debate em torno do papel das redes, do conteúdo e das ferramentas de mídia tornou-se foco no partido. Com base nisso, o Piauí realiza nos dias 14 e 15 o Encontro de Comunicação do PT-PI  junto à comemoração dos 39 anos do PT e com o mote Lula Livre.

Organizado pelo Secretaria de Comunicação do diretório estadual, a solenidade de abertura do encontro tem início nesta quinta-feira (14) às 18h, na Obra Kolping (Rua Simon Bolívar, 3918 – Dirceu Arcoverde II), com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias, e do secretário nacional de Comunicação, Carlos Árabe. O evento terá transmissão ao vivo pela página do PT do Piauí e pelas redes do Partido dos Trabalhadores.

“Precisamos avançar nossa capacidade de disputar em tempo real, com base em nossos valores democráticos, participativos e criativos. Esse debate está em curso no âmbito nacional e nos estados. Aí se inscreve a importante iniciativa do PT Piauí. Outros estados estão preparando atividades na mesma direção”, explica o secretário Nacional de Comunicação do PT, Carlos Henrique Árabe.

Na sexta-feira (15), o encontro começa às 8h quando serão realizadas palestras sobre estratégias de comunicação de rede, uso de redes sociais e oficinas, incluindo o uso de ferramentas como o Whatsapp e formação de redes de contato, como integração com a estratégia Nacional do Partido dos Trabalhadores.

Comunicação e cenário nacional

O PT acredita que através da qualificação, integração dos estados, municípios e direção nacional, o partido e sua base possam se integrar através das redes, transferindo para o meio digital a mobilização das ruas que sempre foi marca do partido.

Frente também ao novo cenário político brasileiro, a mobilização estratégica e factual da esquerda torna-se crucial para que responda aos ataques aos direitos do povo, aos retrocessos e ao ódio que pautam o atual governo brasileiro. Com isso, a Comissão Executiva Nacional está construindo 2ª oficina nacional, com o tema Comunicação e Organização, para reforçar um objetivo de toda a direção e a pressa em avançar nesse campo.

De acordo com Árabe, nacionalmente a comunicação vem buscando acumular conhecimentos e desenvolver novas ferramentas. Busca especialmente ligar comunicação e organização.

“Como vimos na eleição, a extrema direita direita usa de meios criminosos e mentirosos para atingir seus fins e justificar uma suposta anti-política. Vimos também que não basta denunciar essas práticas. A sua retirada por meios legais demora muito e acontece depois que já fez estragos. Mesmo assim a luta na justiça também precisa ser feita”, afirma Carlos Árabe.

Mais informações sobre o encontro do PT Piauí: Geísa Chaves, Ascom PT/PI – Tel: (86) 9 8114-9377

Programação:

14/02/2019
18h30 – Abertura do Encontro de Comunicação, com o secretário Estadual de Comunicação do
PT/PI
Fala de João de Deus, seguida pelas falas do presidente Estadual do Partido, deputado federal
Assis Carvalho e da vice-governadora do Estado, Regina Sousa.

19h – Debate: “O PT e a Comunicação, na Atual Conjuntura”.
Debatedores: Governador Wellington Dias e o secretário Nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, Carlos Henrique Árabe.

15/02/2019
8h – “Os valores da direita e suas estratégias de mobilização em rede”
Ementa: Em torno de quais valores e sentimentos a direita tem se mobilizado. A manipulação dos sentimentos antissistema e anticorrupção. A construção do antipetismo. O conservadorismo ideológico e comportamental como estratégia de aglutinação.
Facilitador: Carlos Henrique Árabe

11h – “O Facebook e o Twitter – melhores práticas e integração com estratégia nacional”
Ementa: Como pensar a produção e a distribuição de conteúdo no Facebook e Twitter. Análise de práticas bem-sucedidas na esquerda e na direita. Operação de páginas e relação com os influenciadores. Como contornar ou se beneficiar da lógica dos algoritmos. Qual a estratégia nacional em relação a essas plataformas e como os DEs e DMs podem se integrar.
Facilitador: Léo Casalinho

13h – Pausa almoço

14h –O Whatsapp e outros mensageiros (Telegram, Signal, etc) – melhores práticas e integração com estratégias nacional”
Ementa: Como pensar a produção e a distribuição de conteúdo no Whatsapp e em outras ferramentas de distribuição de mensagens. Análise de práticas bem sucedidas na esquerda e na direita. Operação e grupos, listas de distribuição e disparo centralizado para filiados. Qual a estratégia nacional em relação a essas plataformas e como os DEs e DMs podem se integrar.
Facilitador: Léo Casalinho

16h30 –A influência dos veículos tradicionais de comunicação no processo eleitoral do Brasil”
Ementa: Como os veículos tradicionais deram a base para o antipetismo. Como perderam relevância e impacto frente às redes sociais e whatsApp.
Facilitadores: Professora Samaria Andrade, Cantídio e Oscar

Da Redação da Agência PT de notícias