PT faz seminário para discutir legado e retrocessos na educação
O evento acontecerá em outubro, em Brasília, e contará com a presença do ex-presidente Lula e de Gleisi Hoffmann. Confira programação
Publicado em
O Partido dos Trabalhadores promoverá, no dia 9 de outubro, um seminário sobre Educação Pública, Desenvolvimento e Soberania Nacional, em Brasília. Organizado pelas bancadas do PT na Câmara dos Deputados, do Senado, pela Comissão Nacional de Assuntos Educacionais do PT e pela Fundação Perseu Abramo, o evento tem o objetivo de resgatar os legados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidenta eleita Dilma Rousseff e subsidiar a oposição para resistir aos retrocessos que ocorrem na área.
Além do legado, o seminário irá discutir o novo regime fiscal e o financiamento da educação, reforma do ensino médio, base nacional comum curricular, terceirização e privatização na educação, escola sem partido, entre outros temas.
A mesa de abertura contará com a presença do líder do PT na Câmara, deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), o líder do PT no Senado, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), Selma Rocha, da Comissão de Assuntos Educacionais do PT e de Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo.
Já a primeira mesa, que discutirá os avanços e retrocessos na área de educação, contará com a presença do ex-ministro da educação Aloizio Mercadante; o ex-governador do Acre e ex-Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Arnóbio Marques de Almeida Júnior; Antônio Ibañez Ruiz, ex-reitor da Universidade de Brasília; e Inês Barbosa Oliveira, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e presidenta da Associação Brasileira de Currículo.
A segunda mesa discutirá a defesa do Plano Nacional de Educação e o papel da Conferência Nacional Popular de Educação, além de perspectivas para a educação pública. Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores; Daniel Cara, Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; e Macaé Evaristo, Secretária de Educação do Estado de Minas Gerais estão entre os debatedores, com mediação da deputada federal Margarida Salomão (PT-MG).
O evento se encerrará com um Ato Suprapartidário em Defesa das Universidades Públicas, dos Institutos Federais e da Ciência e Tecnologia, que contará com a presença, do ex-presidente Lula e da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
Para participar, é preciso enviar um email para lidpt@senado.gov.br, com o assunto “Inscrição para o seminário de educação” e no corpo do e-mail informe o nome completo, área de atuação, idade, cidade/estado.
Veja a programação completa:
Mesa de Abertura: 9h
Deputado federal Carlos Zarattini – Líder do PT na Câmara dos Deputados;
Senador Lindbergh Farias – Líder do PT no Senado Federal;
Selma Rocha – Comissão Nacional de Assuntos Educacionais do PT;
Marcio Pochmann – Presidente da Fundação Perseu Abramo.
Mesa 01 – 10h30 às 13h
Avanços e retrocessos na área da Educação
Aloizio Mercadante – Ex-Ministro da Educação;
Antônio Ibañez Ruiz – Ex-Reitor da Universidade de Brasília e Ex-Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC;
Camila Lanes – Presidente da UBES;
Inês Barbosa de Oliveira – Professora da UERJ e presidenta da Associação Brasileira de Currículo;
Mediador: Gustavo Balduino (CAED PT).
Almoço – 13h às 14h
Mesa 02 – 14h30 às 17h
Tema: A defesa do PNE, o papel da CONAPE e perspectivas para a educação pública
Marlei Fernandes – Vice-presidente da CNTE;
Denise Soares – Diretora da UNE;
Vagner Freitas – Presidente da CUT;
Daniel Cara – Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação;
Macaé Evaristo – Secretária de Educação do Estado de Minas Gerais.
Mediadora: Deputada Federal Margarida Salomão.
Coffee Break – 17h às 17h30
18h às 21h – Ato Suprapartidário em Defesa das Universidades Públicas, dos Institutos Federais e da Ciência e Tecnologia com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Da Redação da Agência PT de Notícias