PT lamenta morte de Teori Zavascki

Em nota oficial, o partido diz que Teori foi homem público exemplar, que dedicou sua vida à busca da Justiça. Dilma, Lula e PT na Câmara também divulgaram nota

O Partido dos Trabalhadores divulgou, nesta quinta-feira (19), nota em que lamenta a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki.

Ele faleceu na tarde desta quinta após um acidente de avião em Paraty (RJ). Teori se tornou ministro em 2012, por indicação da presidenta eleita Dilma Rousseff.

Leia a nota, na íntegra: 

“NOTA OFICIAL

O Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.

Teori Zavascki foi um homem público exemplar, que dedicou sua vida à busca da Justiça. Durante toda sua carreira militou no serviço público. Foi um excepcional professor de Direito e autor de livros fundamentais. Deixará para a posteridade o legado de um magistrado respeitado por sua competência técnica, equilíbrio e ética.

Em sua trajetória, assumiu cargos relevantes na magistratura nacional, sendo desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), antes de ser empossado no Supremo Tribunal Federal, em 2012, indicado pela presidenta Dilma Rousseff.

O PT estende sua solidariedade e pesar aos familiares, amigos e demais ministros do STF pela trágica perda de Teori Zavascki.

Rui Falcão

Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores”

 

Outras manifestações

A presidenta Dilma Rousseff também divulgou nota lamentando a morte do ministro. “Tive o privilégio de indicá-lo para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com ampla aprovação do Senado. Desempenhou esta função com destemor como um homem sério e íntegro”.

“É com imenso pesar que recebo a notícia da trágica morte do ministro Teori Zavascki. Hoje perdemos um grande brasileiro. Como juiz e cidadão, Teori se consagrou como um intelectual do Direito, zeloso das leis e da Justiça. Tive o privilégio de indicá-lo para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com ampla aprovação do Senado. Desempenhou esta função com destemor como um homem sério e íntegro. Lamento a dor da família e dos amigos, recebam meus sentimentos de pesar e respeito”, disse a presidenta.

Em nota, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade à família de Teori. “O Brasil perdeu hoje um cidadão que honrou a Magistratura em todos os postos que ocupou. Minha solidariedade à família do ministro Teori Zavascki e aos membros do STF”.

Além de Lula e Dilma, a Bancada do PT na Câmara ressaltou virtudes do ministro como “a ferrenha defesa dos direitos fundamentais, o notório domínio das letras jurídicas e a discrição”.

“A Bancada do PT na Câmara registra o seu pesar pela trágica passagem do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Lamentamos a perda das três vidas no acidente aéreo no litoral de Paraty e expressamos nossa solidariedade às famílias das vítimas, às quais desejamos força e paz para superar esse doloroso trauma”, diz a nota assinada pelo líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

“Merecem ser ressaltadas algumas das virtudes do ministro, como a ferrenha defesa dos direitos fundamentais, o notório domínio das letras jurídicas e a discrição”, finaliza a nota.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast