PT lidera ranking dos parlamentares mais influentes de 2015

Levantamento do Diap classifica 24 deputados e senadores petistas como os ‘cabeças’ do Congresso Nacional

Congresso Nacional

Os parlamentares do Partido dos Trabalhadores ocupam 24 posições na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional em 2015. O levantamento, elaborado anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), foi divulgado nesta segunda-feira (31).

O PT lidera a lista com 14 deputados e 10 senadores que tiveram a atuação destacada dos demais.

Entre os “novos cabeças” do PT, nomes que não apareceram na lista do ano anterior, estão os deputados da Bahia Afonso Florence e Jorge Solla, as deputadas Erika Kokay (DF) e Maria do Rosário (RS), o líder do partido na Câmara, Sibá Machado (AC), o deputado Vicente Cândido (SP) e os senadores Paulo Rocha (PA) e Fátima Bezerra (RN).

O Diap considera “cabeças” os parlamentares que se diferenciam dos outros pelo exercício da capacidade de “conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações”. Segundo a publicação, “os partidos da base reúnem 52% da elite do Congresso”.

Entre os partidos aliados, o PMDB tem o segundo maior número de congressistas entre os 100, com 12 nomes.

A lista informa quais parlamentares se destacam em cada estado. No Acre, os dois são petistas: senador Jorge Viana e deputado Sibá Machado. Na Bahia, além de Solla e Florence, aparece o senador Walter Pinheiro. No Ceará, figuram os líderes de governo José Guimarães e José Pimentel.

Outros nomes são os senadores Delcídio do Amaral (PT-MS), Gleisi Hoffmann (PR), Humberto Costa (PE), Lindbergh Farias (RJ), Paulo Paim (RS) e os deputados Alessandro Molon (RJ), Henrique Fontana (RS), Marco Maia (RS), Arlindo Chinaglia (SP), Carlos Zarattini (SP), Paulo Teixeira (SP) e Vicentinho (SP).

Mulheres – Pela primeira vez, a presença feminina entre os cabeças é maior, em termos proporcionais, que a participação total de mulheres no Legislativo Federal.

Enquanto elas ocupam 10,7% das cadeiras do Congresso, com 51 deputadas e 13 senadoras, as mulheres corresponde a 12% da elite do Parlamento. São seis deputadas e seis senadoras. Dessas, quatro são petistas.

Outros destaques – Os deputados do PT Ságuas Moraes (MT), Reginaldo Lopes (MG), Paulo Pimenta (RS) e Décio Lima (SC) estão na lista dos 50 parlamentares em ascensão.

Acesse o levantamento na íntegra.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast