PT na Câmara promove pré-lançamento da Agenda Betinho contra a fome

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, o deputado federal Padre João (PT/MG) destaca a importância de públicas de segurança alimentar e o pré-lançamento da Agenda Betinho contra a fome nesta quinta-feira, 8

Gustavo Bezerra

Deputadp Padre João (PT-MG)

Diante do cenário decadente brasileiro com o retorno da fome e da miséria que castiga 33 milhões de brasileiros e brasileiros, o deputado federal Padre João (PT/MG) ressalta a importância do fortalecimento de políticas públicas e programas sociais que “alcancem o ser humano no campo e nas cidades para garantir dignidade e segurança alimentar’’.

Ao participar do Jornal PT Brasil na manhã desta quarta-feira, 8 , Padre João comentou sobre o retrocesso do Brasil ao retomar patamares da década de 1990, quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou a organização não governamental Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, em 1993.

O objetivo, na época, era a mobilização de todos os segmentos da sociedade brasileira na busca de soluções para as questões da fome e da miséria. Desde então, a Ação da Cidadania trabalha para estimular a participação cidadã na construção e melhoria das políticas públicas sociais.

O parlamentar relembra que Betinho foi quem iniciou a campanha Brasil Sem Fome. “Ali, nasceu de fato a consciência da fome, que era um problema política e precisava ser estruturado no Brasil”.

“Voltamos a patamares da década de 90. É muito triste essa situação desse segundo inquérito sobre insegurança alimentar nutricional. Mais do que nunca temos de identificar os partidos políticos que têm o compromisso da erradicação da miséria e da fome, de combater as desigualdades. Todo cidadão que se reconhece enquanto cidadão tem de debater política, porque é a vida das pessoas que está sem jogo. São 33 milhões de pessoas que estão passando fome”.

Agenda de resgate de retomada

Nesta quinta-feira, 9, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove audiência pública, às 9 horas, para debater o pré-lançamento da Agenda Betinho contra a fome, que pretende contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas municipais de segurança alimentar e nutricional em todo o Brasil.

A Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida é uma organização não governamental do Brasil fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que tem como objetivo a mobilização de todos os segmentos da sociedade brasileira na busca de soluções para as questões da fome e da miséria. Desde 1993, a Ação da Cidadania trabalha para estimular a participação cidadã na construção e melhoria das políticas públicas sociais.

O pedido para a realização do debate foi feito pelo deputado Padre João (PT-MG) e assinado pelos deputados Airton Faleiro (PT-PA), Bohn Gass (PT-RS), Frei Anastácio (PT-PB), João Daniel (PT-SE), Leonardo Monteiro (PT-MG), Marcon (PT-RS), Patrus Ananias (PT-MG) e Pedro Uczai (PT-SC).

Ouça a íntegra da entrevista do deputado Padre João no Jornal PT Brasil:

Fome atinge 15,5% da população

A fome atinge 15,5% da população brasileira e a insegurança alimentar afeta 59%, de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado nesta quarta-feira, 8.

O estudo, encomendado pela Penssan ao Instituto Vox Populi, alerta que o Brasil tem hoje 33 milhões de pessoas em situação de fome, o que representa 15,5% da população.

Quando se levam em conta também as pessoas que não têm garantia de que conseguirão comer todos os dias, consideradas em situação de insegurança alimentar leve ou moderada, o total chega a 125,2 milhões, ou 59% da população.

A tragédia é culpa do desmonte das políticas sociais criadas por Lula e Dilma e que fizeram o Brasil sair do Mapa da Fome em 2014.

Na manhã desta quarta-feira, o ex-presidente Lula lamentou a situação.

“Quando tomei posse em 2003, minha meta era simples: garantir três refeições por dia para os brasileiros. E tiramos o Brasil do Mapa da Fome. Mas infelizmente nosso país andou para trás e o flagelo da fome voltou para 33 milhões de pessoas. Vamos ter que reconstruir nosso país”, escreveu no Twitter.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast