PT participa de fórum em defesa de um mundo multilateral

O senador Humberto Costa (PT-PE) representou o PT no encontro da Shangai Cooperation Organization e exaltou a construção de um mundo com mais democracia, autosustentabilidade e paz

Alessandra Dantas

Senador Humberto Costa participou do Fórum da Shangai Cooperation Organization

O PT participou do Fórum Interpartidário Internacional da Shangai Cooperation Organization (“SCO+”), que aconteceu quinta e sexta-feira, 22 e 23. O tema deste fórum foi “Economia para pessoas”.

O evento interpartidário, organizado pelo partido Rússia Unida, contou com importantes lideranças de países da Europa, Ásia e de representantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A participação do PT foi articulada pela Secretaria de Relações Internacionais e realizada virtualmente pelo senador Humberto Costa (PT-PE) que fez uma saudação ao evento em nome da direção nacional e participou dos debates a respeito do BRICS.

Durante a sua participação, Humberto Costa exaltou a oportunidade para a criação de laços mais fortes entre os partidos dos países que fazem parte do BRICS e também o fortalecimento da troca de experiências e a defesa dos princípios democráticos na construção de um mundo multilateralista.

“Este foi um evento muito importante porque tivemos a oportunidade de criar uma aproximação maior entre partidos que compõem o BRICS, grupo criado ainda durante o governo do presidente Lula e que envolve o Brasil, África do Sul, Índia, Rússia e China. Estabelecemos o compromisso de aprofundarmos este relacionamento, inclusive a troca de experiências no campo acadêmico, científico, tecnológico e, principalmente, político. E, ao mesmo tempo, também nos colocamos dentro de um princípio comum pela busca de construção de uma sociedade democrática, mais igualitária, autossustentável e que tenha o respeito absoluto e total à diferença, além de uma visão clara da necessidade de construção de um mundo de multilateralismo.

Senador Humberto Costa (PT-PE)

Declaração do PT ao Fórum

Para a SRI-PT, este espaço é importante para consolidar as ações de multilateralidade na política internacional, como marca de ações democráticas que o PT sempre acreditou e buscou fortalecer.

A direção nacional do PT enviou uma declaração ao Fórum Interpartidário Internacional da Shangai Cooperation Organization (“SCO+”), que foi lida pelo senador Humberto Costa na quinta-feira (22) durante a sua participação na videoconferência sobre os BRICS.

Nela, o partido saúda o Fórum e o seu tema central “Economia para pessoas” e reafirma o apoio à estratégia para a criação de uma outra ordem mundial em um mundo que seja multilateral e sem a imposição de uma nação sobre outra.

Saudamos também a iniciativa “One Belt, One Road”, a Nova Rota da Seda, que mostra justamente qual deve ser o papel dos países no plano internacional: criar integração política, social e econômica regionalmente, com impactos globais, em que a melhora das condições de vida das pessoas torna-se o caminho para a estabilidade e a Paz”, diz um trecho da nota.

Leia abaixo a íntegra do texto em português e em inglês:

Declaração

O Partido dos Trabalhadores-PT (BRASIL) saúda o Fórum Interpartidário Internacional da Shangai Cooperation Organization (“SCO+”), e seu tema “Economia para pessoas”. Comungamos da estratégia para a criação de uma outra ordem mundial, com um mundo multilateral, sem a predominância de nenhuma nação sobre as outras e contra as intervenções estrangeiras na vida social e política de cada nação. Defendemos uma economia voltada ao desenvolvimento das pessoas (o tema desta conferência) e a sustentabilidade ambiental.

Saudamos também a iniciativa “One Belt, One Road”, a Nova Rota da Seda, que mostra justamente qual deve ser o papel dos países no plano internacional: criar integração política, social e econômica regionalmente, com impactos globais, em que a melhora das condições de vida das pessoas torna-se o caminho para a estabilidade e a Paz.

A Paz é o objetivo maior dos países do SCO e do Partido dos Trabalhadores no Brasil, e deve ser entendida como a não intervenção externa contra a autonomia e a soberania das nações. A integração visando o desenvolvimento econômico numa “Economia para as pessoas” deve pensar numa “transição ecológica” que permita a sobrevivência da Humanidade. Hoje no Brasil, depois do golpe de 2016 contra a presidente Dilma e da eleição em 2018 do presidente de ultra direita, temos a destruição acelerada de dois biomas fundamentais, a Amazônia e o Pantanal, com prejuízos incalculáveis para o meio ambiente nesses locais e em todo o planeta e a destruição da qualidade de vida e até da condição de sobrevivência das pessoas em grande parte de nosso país.

O Partido dos Trabalhadores então se associa aos seus países que constroem uma nova configuração internacional, e mais do que nunca é fundamental que os defensores de um projeto de justiça social e inclusiva estejam trabalhando juntos. Vida longa ao Fórum Interpartidário Internacional da Shangai Cooperation Organization (“SCO+”).

Translation:

The Partido dos Trabalhadores-PT (BRASIL) welcomes the International Interpartisan Forum of the Shanghai Cooperation Organization (“SCO +”), and its theme “Economy for people”. We share the strategy for the creation of another world order, with a multilateral world, without the predominance of any nation over the others and against foreign interventions in the social and political life of each nation. We defend an economy focused on the development of people (the theme of this conference) and environmental sustainability.

We also welcome the “One Belt, One Road” initiative, the New Silk Road, which shows exactly what the role of countries should be at the international level: creating political, social and economic integration regionally, with global impacts, in which the improvement of conditions people’s lives becomes the path to stability and peace.

Peace is the major objective of the countries of the SCO and of the Workers’ Party in Brazil, and must be understood as the non-external intervention against the autonomy and sovereignty of nations. The integration aimed at economic development in an “Economy for the people” must think of an “ecological transition” that allows the survival of Humanity. Today in Brazil, after the 2016 coup against President Dilma and the 2018 election of the right winger president, we have the accelerated destruction of two fundamental biomes, the Amazonia and the Pantanal, with incalculable damage to the environment in these places and in the entire planet and the destruction of the quality of life and even the survival condition of people in much of our country.

The Workers’ Party then joins its countries that are building a new international configuration, and more than ever it is essential that the defenders of a social and inclusive justice project are working together. Long life the International Cooperation Forum of the Shanghai Cooperation Organization (“SCO +”).

Da Redação com SRI-PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast