PT participa de reunião, em Roma, para debater políticas para mulheres migrantes

Dirigente Ludmilla Barreto representou o PT em reunião com mulheres italianas, porto-riquenhas, brasileiras e argentinas para discutir políticas destinadas às migrantes no Brasil

Participantes de reunião, em Roma, na Itália, no dia 21 de janeiro de 2024

Ludmilla Lima Barreto, dirigente nacional do PT, participou de uma significativa reunião em Roma, Itália, no dia 21 de janeiro, na sede do Partido da Refundação Comunista (PRC).

O encontro reuniu mulheres italianas, porto-riquenhas, brasileiras e argentinas para discutir políticas destinadas às mulheres migrantes no Brasil. A secretaria nacional de mulheres do PT apresentou suas ações para esse público internacional e o planejamento para o ano de 2024, onde o foco serão as eleições municipais e a meta de eleger mais mulheres petistas.

Durante o encontro, cada representante presente teve a oportunidade de se apresentar e abordar temas relevantes para o início do ano, compartilhando suas experiências e atuações. Ludmilla Barreto destacou a organização das mulheres petistas, a construção do 8 de março e a importância do intercâmbio cultural e a importância de fortalecer os laços com a Secretaria. Ela abordou também as ações do governo brasileiro em parceria com os movimentos sociais, como a construção da Conferência de Migrações, Refúgio e Apatridia.

O momento proporcionou uma troca rica de experiências, permitindo conhecer mais de perto a realidade e as dificuldades enfrentadas por mulheres que estão longe de casa e enfrentam diversos tipos de violência. A presença de representantes como Andrea Galante, Ivanilde Carvalho, Marisa Barbato, Gislaine Marins, Gabriela Lima, Cristina Grande, Cristina d’Agostino e Marcela Cruz enriqueceu ainda mais a discussão, representando diferentes setores e organizações comprometidas com a causa.

Estiveram presentes:

Andrea Galante – Comitê Popular de Luta Itália Lula Livre; Ivanilde Carvalho – coordenadora de Comunicação Núcleo do PT Roma; Marisa Barbato – Presidenta do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco e Representante do Partido Democratico Italiano na América Latina; Gislaine Marins – coordenadora Núcleo PT em Roma, Gabriela Lima – coordenadora do núcleo PT em Bolonha, Cristina Grande – Dirigente do Partido da Refundação Comunista; Cristina d’Agostino – da Organização Comunista Internacionalista  e Marcela Cruz – do Sportello Migranti 49.

Esse foi o texto do convite apresentado para as mulheres de esquerda e progressistas em Roma, onde já se sentia a tônica da reunião:

Le donne migranti a Roma incontrano Ludmilla Barreto

Il gruppo delle donne migranti a Roma, all’interno del percorso organizzativo della giornata delle donne migranti realizzata insieme e grazie al supporto di Rifondazione Comunista incontra Ludmilla Barreto, vicesegretario per le donne del Partito dei Lavoratori del Brasile (PT).

Lo scopo dell’incontro è sentire le rappresentanti delle diverse comunità di donne migranti a Roma e capire la metodologia di condivisione e costruzione dell’iniziativa, in modo da dare voce e visibilità ai problemi più rilevanti delle donne migranti in Italia.

Domenica 21 gennaio, dalle ore 16 alle 18, nella Casa del Popolo di Torpignattara – Circolo PRC, si svolgerà una riunione preparatoria della giornata delle donne migranti, con l’obbiettivo di ascoltare le rappresentanti delle diverse comunità migranti a Roma, le loro difficoltà e le sfide nel contesto locale, nonché le questioni nazionali da far conoscere in Italia.

Il metodo sviluppato negli anni è un’esperienza interessante da far conoscere ed eventualmente implementare in altri contesti.

Vogliamo inoltre ascoltare Ludmilla Barreto, i suoi commenti e conoscere le esperienze esistenti in Brasile.

L’incontro è riservato alle donne appartamenti al gruppo di lavoro della giornata delle donne migranti a Roma e agli invitati del Nucleo del Partito dei Lavoratori a Roma.

Invita PRC Roma

Care compagne, non mancate!