PT: Resolução do DN sobre os Comitês Populares de Luta

PT Nacional

Secretaria de Relações Internacionais do PT saúda o Partido Rússia Unida pela vitória do presidente Putin com mais de 87% dos votos

A força do povo elegeu Lula e vai reconstruir o Brasil dos nossos sonhos

O Diretório Nacional parabeniza os Comitês Populares de Luta pelo papel na organização do trabalho de base e no processo de  mobilização que buscou diálogo frequente em torno da agenda de reconstrução do país, tanto antes, como durante a eleição.

Empenhados na vitória de Lula, os Comitês acolheram a diversidade dos militantes dos partidos do campo progressista,  dos movimentos populares e sindicais para fazer política olhando nos olhos das pessoas nos bairros, esquinas, praças, locais de trabalho e em atividades públicas. Os comitês impulsionaram as agendas de Lula e promoveram uma onda democrática por todos os lugares em que o presidente eleito passou.

Os Comitês demonstraram que têm um grande potencial para ampliar as formas de participação política, através do binômio redes e ruas, com a ocupação de territórios nas cidades e nas plataformas de comunicação. Essas ferramentas ajudaram a atualizar o trabalho de base.

Esse trabalho não pode parar.

É tarefa fundamental para o próximo período é reforçar e valorizar o papel dos Comitês Populares como estratégia de ampliar as formas com que o povo possa participar da política nacional e também como forma de disputa dos rumos da sociedade. O PT terá o fortalecimento dos Comitês Populares de Luta como uma de suas ações prioritárias para o próximo ano e, neste sentido, criará uma Coordenação Colegiada envolvendo diferentes instâncias do Partido, dos Movimentos Populares, Sindicais e outras forças políticas do campo popular e democrático.

Para isso, é preciso escutar a nossa base militante, aprender novas metodologias que oxigenam a política para que cada vez mais pessoas possam participar e construir os rumos do nosso país. Isso demandará muita criatividade, formação política, comunicação e organização militante que sejam capazes de construir uma agenda própria em torno de bandeiras nítidas e também acerca dos problemas locais, como a violência, a saúde e a educação. Envolvendo as comunidades nas lutas para resolver problemas concretos.

A tarefa imediata é fazer uma mobilização grande e diversa para a posse do Presidente Lula que será um grande ato político-cultural e uma celebração do povo brasileiro. Temos certeza que os Comitês cumprirão mais essa tarefa com êxito e aqueles que não puderem ir, farão atividades em seus locais de atuação como festas e outras iniciativas para transmitir o Festival do Futuro nas praças, bares e casas, unindo todos aqueles que voltaram a ter esperança em nosso país.

Brasília, 08 de dezembro de 2022.

Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores