PT-SP: 5º Congresso mobiliza cerca de 13 mil pessoas em 140 Etapas no estado

Balanço reflete força da militância nos três meses de debates que antecederam a realização do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores

Três meses de mobilização, aproximadamente 13 mil pessoas e 140 Etapas Livres. Este foi o saldo dos encontros preparatórios do Partido dos Trabalhadores no estado de São Paulo visando à segunda etapa do 5º Congresso Nacional do PT, a ser realizada entre os dias 11 e 13 de junho, em Salvador (BA).

O presidente do PT-SP, Emidio de Souza, que prestigiou diversas plenárias nas Macrorregiões paulistas, avaliou positivamente o ciclo preparatório. “Foram 140 debates com a participação maciça e apaixonada da nossa brava militância. É hora de o PT ir de encontro a sua história. Preparar e pavimentar o caminho para o futuro e para novas vitórias”, comenta.

Para o coordenador do GTE PT-SP, Rodrigo Funchal, que também acompanhou de perto os encontros regionais e municipais, as propostas apresentadas pelos militantes qualificam o debate no 5º Congresso. “O PT mostra mais uma vez a sua força. A presença em peso da nossa militância nas atividades reforça a responsabilidade de unificarmos o discurso e produzirmos ações coletivas em busca do fortalecimento interno e da reaproximação com a sociedade ”, avalia.

“Os resultados alcançados pelas Etapas preparatórias ao 5º Congresso do PT mostram a vontade e disposição da militância em entender o cenário atual, defender o partido e os governos do PT, além de ter argumentação para contrapor a manipulação de setores da mídia e o oportunismo da direita”, analisa a secretária estadual de Assuntos Institucionais do PT-SP, Silvana Donatti.

“Os debates apresentaram uma série de desafios ao partido, tanto na organização partidária como no restabelecimento da relação com os movimentos sociais. Mas também propiciou excelentes propostas como a criação de núcleos virtuais que visa a ampliação da participação dos militantes”, enfatiza o secretário estadual de Organização do PT-SP, Gerson Bittencourt.

Etapa Estadual – Mesmo sem ser um encontro deliberativo, a Etapa Estadual do PT-SP, realizada nos dias 22 e 23 de maio, na Quadra dos Bancários de São Paulo, reuniu militantes, dirigentes partidários, prefeitos, prefeitas e vices, deputados e deputadas estaduais e federais, vereadores e vereadoras, coordenadores regionais e representantes de movimentos sociais.

O evento encerrou um ciclo de mobilização do PT no estado, que ao longo de 90 dias, priorizou o debate descentralizado na base do partido, por meio de encontros regionais, locais e temáticos.

Abertura – Na sexta-feira (22), a mesa de análise de conjuntura teve as presenças de lideranças como o presidente Nacional do PT, Rui Falcão, e o presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza.

Debates – Os debates do sábado (23) contaram com a abertura de Emidio de Souza e da vice-presidenta estadual do PT-SP, Zaninha; a apresentação das teses foi mediada pelo secretário-geral estadual do PT-SP, Vilson Augusto e pela secretária estadual de Mulheres do PT-SP, Martinha.

A primeira mesa com o tema “PT 35 anos: balanço do projeto estratégico” teve as mediações de Silvana Donatti (secretária estadual de Assuntos Institucionais do PT-SP) e Rodrigo Funchal (coordenador estadual do GTE PT-SP) com os debatedores Marco Aurélio Garcia (assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais); Selma Rocha (diretora da Escola Nacional de Formação do PT); Gilmar Mauro (membro da coordenação nacional do MST) e Adi dos Santos Lima (presidente estadual da CUT).

Já a segunda mesa com o tema “Construção e Organização Partidária” contou com as mediações de Gérson Bittencourt (secretário estadual de Organização do PT-SP) e Alessandra Dadona (secretária estadual de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT-SP) e teve as presenças de Paulo Frateschi (ex-deputado estadual e ex-presidente estadual do PT-SP);  Monica Valente (secretária nacional de Relações Internacionais do PT);  Elói Pietá (ex-prefeito de Guarulhos); Rodrigo César (conselheiro da Escola Nacional de Formação do PT) e Misa Boito (membro do Diretório Estadual do PT-SP).

Confira a relação das Etapas realizadas no estado de São Paulo:

Etapa Estadual do 5º Congresso do PT-SP

Local: São Paulo

Etapas  Regionais e Municipais realizadas

Etapa Municipal do PT Paulistano (3º Congresso das Direções Zonais)

(Dois encontros na capital paulista)

Macro Vale do Paraíba

(Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté)

Macro Baixada Santista

(Santos, São Vicente, Praia Grande, Peruíbe, Itanhaém e Guarujá)

Macro Mantiqueira

(Bragança Paulista, Amparo, Atibaia, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Mairiporã e Várzea Paulista)